Cotidiano

Programação ressalta importância de combate ao Abuso e a exploração Sexual

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima – CEDCAR, divulgou a programação  da campanha Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes , referente ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes .

 Além das atividades já programadas pelas prefeituras, conselhos de direitos e tutelares nos municípios, o conselho estadual destacou uma série de eventos para toda a semana. Segundo o Presidente do CEDCAR, jornalista Paulo Thadeu Franco das Neves, a semana começa a partir deste sábado , com a veiculação nas emissoras de rádios e web rádios de um spot  produzido pelo Coletivo Mosaico em parceria com o conselho, com mensagens de alertas e a importância da população fazer as denúncias pelo disk 100. O áudio foi gravado em português e espanhol. 

Programação :
Para o dia 18 de maio , a partir das 9h , o CEDCAR estará promovendo on line , através da plataforma do Google Meet, um Webinário , que terá a participação de convidados , integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente – SGDCA e palestrantes  como o Juiz de Direito Parima Dias Veras, Juiza de Direito Graciete Sotto Mayor Ribeiro, Psicóloga e ex presidente do Conanda  Iolete Ribeiro da Silva, Delegada Titular do NPCA – Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Catharine Aires Saraiva e do Professor Flávio Corsini Coordenador do Comitê Estadual do Enfrentamento à Violência Sexual Contra à Criança e Adolescente . 

A programação continua no dia 19 de maio, com a visita da Comissão Especial do CEDCAR as instalações da Delegacia de Defesa da Infância e Juventude – DDIJ e ao Núcleo de Proteção a Criança e ao Adolescente – NPCA.

As atividades propostas pelo CEDCAR, encerram na sexta-feira, 21 de maio, quando o conselho estará dando posse aos adolescentes integrantes do Comitê de Participação de Adolescentes – CPA. “Esse é o primeiro passo que damos. Os adolescentes terão assento e voz nas plenárias do CEDCAR. Vamos instalar cpas nas escolas, abrigos , com a participação de adolescentes brasileiros e migrantes . O conselho precisa dá voz aos adolescentes”, disse Thadeu. 

Sobre o 18 de maio :
Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta,no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune. 
A semana do 18 de maio contará com ações de mobilização contra a violência sexual em todo o país. 
Mais informações na página do facebook: @cedcarroraima ou através do WhatsApp Eca Legal : (95) 99125-0021