Cotidiano

Roraima é o estado que menos recebe e aplica vacinas, saiba o porquê

Desde o início de 2021, os estados brasileiros têm recebido vacinas do Ministério da Saúde (MS) para conter os casos de coronavírus. Entretanto, o estado de Roraima tem registrado quase 100 mil casos de covid-19 e somente 124.630 vacinas aplicadas, até esta segunda-feira (17).

Isso significa que apenas 11,61%, dos mais de 600 mil roraimenses, receberam doses do imunizante, segundo o site CoronavirusBra1. Sendo o último estado dos 26 em número de aplicações.

Roraima também é o que menos recebeu imunizantes do MS. Segundo o Governo Federal, o estado de Roraima recebeu até o momento 233.520 vacinas. Desse total, 157.860 foram Coronavac/Butantan, 72.150 Astrazeneca/FioCruz e 3.510 Pfizer.

Entretanto, o estado é o menos populoso do Brasil, ficando atrás do Amapá (750 mil hab.) e do Acre (790 mil hab.), que respectivamente são os que menos recebem doses. Isso porque a distribuição de vacinas aos estados acontece de forma proporcional a quantidade de habitantes.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio de nota, 186.821 foram distribuídas aos municípios, cerca de 88% do total de doses recebidas pelo MS.

“O estado tem feito a sua parte e realizado de forma rápida, efetiva, organizada e segura a distribuição das vacinas, bem como mantido contato com o Governo Federal para que Roraima receba mais vacinas possibilitando, assim, que os públicos alvos possam ser ampliados e um maior número de pessoas alcançadas”, continuou a nota da Sesau.

Ainda de acordo com a Sesau, a aplicação das vacinas é de responsabilidade das prefeituras, como também de pensar na melhor estratégia para que toda a população seja vacinada seguindo as recomendações do MS. 

Segundo a Sesau, a secretaria mantém contato com os municípios e reforça a importância da vacinação.

SEGUNDA DOSE – Das 124.630 aplicadas, 74.578 pessoas tomaram a primeira dose e 51.679, a segunda. No Brasil, mais de 17 mil tomaram a segunda dose, o que representa 8% da população imunizada.