Desde o início da vacinação em pessoas com comorbidades na Capital, muitos moradores têm tido dúvidas sobre quem pode se vacinar e em qual local. Por isso, a redação da FolhaBV entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Boa Vista para que os questionamentos mais comuns sejam respondidos.
1. Para quais grupos está sendo dada a vacina?
Grupo de pessoas com comorbidades acima de 45 anos e ainda gestantes e puérperas a partir de 18 anos com comorbidades e pessoas com Síndrome de Down, deficientes a partir de 18 anos, pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), acima de 45 anos de idade; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) a partir de 18 anos de idade que estão sendo vacinados na instituição onde fazem o tratamento. Estão sendo vacinados ainda os trabalhadores da Força de Segurança e Salvamento e Forças Armadas.
2. Há previsão para vacinar um novo grupo?
No momento, não.
3. Todos os pontos de vacinação atendem os grupos com comorbidades?
Sim, todos os cinco pontos de Drive-thru atendem os grupos.
– Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro
– Quadra do CRAS – Parque Germano Sampaio – Pintolândia
– Quadra Poliesportiva Edécio Marques de Sousa – Praça Cidade Satélite
– Centro Universitário Estácio da Amazônia – União
– Roraima Garden Shopping – Caçari
4. É necessário fazer agendamento? Se sim, por onde?
Não precisa fazer agendamento.
5. Quais documentos específicos devem ser levados para comprovar a comorbidade?
Para comorbidades – original e cópia de um documento oficial com foto e laudo, declaração ou receita da comorbidade.
Para gestantes e puérperas – É necessário apresentar cartão de vacina, CPF ou cartão SUS, original e cópia do documento oficial com foto; caderneta da gestante; cópia do laudo da comorbidade ou receita médica.
Para as puérperas, além do documento de identificação e cartão de vacina, também é preciso levar cópia da certidão de nascimento da criança ou declaração de nascido vivo, acompanhado do laudo da comorbidade ou receita médica.
Pessoas com Síndrome de Down (a partir de 18 anos de idade) – cartão de vacina, CPF ou cartão SUS, documento oficial com foto original e cópia;
Pessoas com deficiência permanente cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos de idade – cartão de vacina, CPF ou cartão SUS; original e cópia do documento oficial com foto.
As cópias ficarão retidas para registro da vacinação.
6. As gestantes e puérperas com comorbidades poderão se vacinar até quando?
A Prefeitura informou que vai vacinar esse grupo enquanto durar o estoque da vacina.
7. Se passar do período previsto, quem não se vacinou ainda deverá fazer o quê?
Pode procurar um dos pontos de vacinação e será atendido normalmente.
8. A partir de quando a próxima faixa etária sem comorbidade será vacinada? Qual será a idade?
De acordo com o Plano Nacional de Vacinação (6ª edição) do Ministério da Saúde, o próximo grupo sem comorbidades será de pessoas com deficiência permanente sem BPC, porém esse grupo pode ser alterado e não há previsão ainda.