Cotidiano

Estrada se rompe e trecho é levado por força da água em São Luiz

VEJA VÍDEO

Moradores próximo à Vicinal 21, no município de São Luiz, denunciaram que a estrada que dá acesso à região foi parcialmente levada pela força da água, em razão das fortes chuvas que fizeram transbordar o Rio Anauá.

Em vídeo encaminhado à Rádio FolhaFM nesta sexta-feira, 21, os moradores alertam outros condutores que pensam em chegar até São Luiz pela estrada da Vicinal 21. Outro alerta é por conta do volume de água, que impede a visualização da profundidade.

“Quem estiver pensando em ir pra São Luiz por aqui, meu amigo, é melhor voltar. É melhor nem vir não”, diz um ouvinte. “Cortou a estrada bem no meio. (…) Ninguém vê o fundo não, não tem condição de passar. Olha como é que ela (água) tá descendo aí, a cachoeira. Aqui deve ‘tá dando um metro de ‘fundura’ mais ou menos, não é mais do que isso não. Não dá ‘pra arriscar não”, diz o morador.

Os produtores rurais também estão preocupados em como escoar a produção de banana, forte na localidade. “Acabou com a estrada da Vicinal 21, em São Luiz. Olha que essa estrada foi reformada recentemente pelo Governo. Isso acontece em todos os invernos, só jogaram uma piçarra lá, aí ‘tá nessa situação. Agora, pior né. Aí eu pergunto como vão escoar a banana que é a única fonte de renda do povo de lá”, afirmou um morador.

VEJA VÍDEO:

 

ACESSO – Sobre o acesso na localidade, o Governo de Roraima informou que ao receber a informação sobre o rompimento da Vicinal 21, no município de Caracaraí, acionou imediatamente a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Uma equipe da Defesa Civil Estadual foi enviada ao local para vistoriar e confeccionar relatório situacional da Vicinal 21, além de tentar contato presencial com os representantes do município.

“O Governo de Roraima informa que não há isolamento das comunidades existentes na região. O rompimento desse trecho da Vicinal não prejudica o acesso à região que ainda pode ser feita pela Vicinal Bem Querer”, informou o Governo.

Com relação à manutenção das vias, o Governo ressaltou que o acordo com o entendimento do Tribunal de Justiça de Roraima, é de que a manutenção de estradas vicinais é de competência das prefeituras municipais e não do Governo de Roraima.

“No entanto, ciente da necessidade dos municípios em garantir a trafegabilidade, o Governo abriu processo licitatório para contratação de empresa, que deverá ocorrer até o final de maio, para recuperar vicinais e pontes nos municípios do Estado, contemplando, inclusive o município de Caracaraí”, completou.