Mais de 1.500 moradores das comunidades indígenas Ponto Cinco, Jacamim, Marupá, Wapum e Água Boa, estão isolados. Na quarta-feira (19), Joner Chagas declarou situação de emergência na região.
O prefeito Joner Chagas (Republicanos) esteve neste sábado, 22, na Serra da Lua, no município do Bonfim, acompanhando de perto as ações de atendimento e resposta ao evento de cheia dos rios.
Joner esteve acompanhado por 15 homens da Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros. Também acompanharam os trabalhos os vereadores Muriel Evangelista e Nelyerton Andrade e o vice-prefeito, Mário Nicácio.
Um dos pontos visitados foi o trecho em que o rio Jacamim, após transbordar, arrastou uma ponte na RR-207. Com a quantidade de chuvas acima da média, o igarapé Acuí também transbordou.
O grupo levou botes para fazer a baldeação dos moradores que estão ilhados. Também levou 400 cestas básicas, que começaram a ser distribuídas.
O prefeito vai conversar com o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Cleudiomar Ferreira, para que os brigadistas construam uma balsa, minimizando os problemas de locomoção. E que os botes levados fiquem lá para auxiliar em pequenas travessias dos moradores, até a balsa ficar pronta.
Assim que as águas baixarem, o Governo de Roraima deve construir uma nova ponte.
Também neste sábado, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Romualdo Feitosa, homens do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, além dos vereadores Irmã Neide e Pingo do Busão foram para a região da vila Vilena, que dá acesso as comunidades Água Boa e Wapum, afetadas pela cheia dos rios. Lá, eles estão usando um trator para levar os alimentos às comunidades.