Cotidiano

Produção de mel tem aumento de mais de 450 toneladas em Roraima   

A produção de mel no estado de Roraima tem muito a comemorar. O segmento tem atuação importante no agronegócio, vem recebendo investimentos, o produto é altamente nutritivo e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Dados da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) apontam um crescimento considerável na produção.

Segundo os dados, somente em 2021, 450 toneladas já foram produzidas até o momento, e parte dela já tem destino certo: a Europa. Cerca de 300 toneladas do mel já foram exportadas para Alemanha.

 Em 2020, o governador Antonio Denarium, depois de avaliar o potencial produtivo da apicultura roraimense, autorizou a liberação do valor de R$ 570 mil em linhas de crédito através da Desenvolve RR (Agência de Fomento de Roraima) para impulsionar e fortalecer a atividade que, só em 2020, produziu mais de 450 toneladas de mel. 

 18 produtores estão sendo contemplados com caixas-colmeia que somam a quantia de R$410 mil em financiamento. Eles têm prazo de quatro anos para quitação, incluindo um ano de carência e juros de apenas 3% ao ano, bem abaixo da taxa praticada no mercado. Outras linhas de crédito já estão sendo avaliadas para novas entregas.

 O apicultor Josias Ferreira disse que recebe, diariamente, de três a cinco visitas de produtores que desejam entrar para a apicultura e que, com o apoio do Estado, a demanda pelo mel roraimense só está crescendo.

 “Hoje nós temos disputa de comprador para o nosso mel. E isso é só um pouquinho da porta que foi aberta. O Governo já fez o papel de nos ajudar, incentivando, fazendo propaganda do nosso mel, levando ao conhecimento de quem não tinha esse conhecimento do mel do Estado de Roraima. Então, nós só temos a agradecer ao Governo “, enfatizou.

 

Trabalho integrado

 Para a liberação do crédito, os produtores contaram com o apoio técnico de servidores da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) na elaboração dos projetos para viabilizar e agilizar o financiamento.

 A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária) presta apoio trabalhando na avaliação e no Selo de Inspeção Estadual, que atesta a qualidade e a origem do produto. 

De acordo com o governador Antonio Denarium, o Governo desenvolveu esse trabalho de forma integrada para dar celeridade ao processo para entregar os itens aos empreendedores que precisavam expandir suas produções, gerando mais emprego e renda.

 “Eu fiquei impressionado com a capacidade de produção e de venda do mel. Então resolvi prestar todo o apoio possível do Governo, através das secretarias ligadas ao segmento, para aumentar a produção deles e o número de empregos que eles podem ofertar com o aumento da demanda”, explicou.

 

Crescimento

 

De acordo com a ASA (Associação Setentrional dos Apicultores de Roraima), em 2020, a apicultura registrou crescimento de 30% e, com a entrega de 3 mil caixas-colmeia, a expectativa é de que esse crescimento supere os 200% em 2021.

 

Outros investimentos

 

Em outubro de 2020, o governador Antonio entregou, no Distrito Industrial, a Casa do Mel, nova sede da ASA, que atende 190 apicultores beneficiando de forma direta e indireta 400 famílias.

 A reforma e a cedência do prédio ocorreram após o crescimento da produtividade e das vendas que causou dificuldade dos produtores no beneficiamento do mel por conta da falta de espaço físico na região de Monte Cristo.

 

Primeira exportação

 

Em abril do ano passado, os apicultores realizaram pela primeira vez uma exportação. Foram mais de 50 toneladas de mel exportadas para a Alemanha. A ação contou com o apoio do Governo que cedeu espaço para a produção e auxiliou a ASA com a articulação junto a Secretaria de Fazenda (Sefaz) para emissão de nota fiscal. Em outubro do mesmo ano, a Associação já havia exportado mais de 300 toneladas para a Europa.

Leia mais: 

Produção apícola cresce em Roraima e mel se destaca na Europa