Familiares da Maria da Anunciação Pinheiro Lima, de 78 anos, procuraram a FolhaBV para denunciar as condições em que a idosa, diagnosticada com Covid-19, tem vivido no Hospital Geral de Roraima (HGR). A denúncia foi realizada neste sábado, 22.
De acordo com o filho da paciente, ela está internada no HGR desde a última sexta-feira, 21, e havia sido deixada em um beco chamado de observação, deitada em uma maca de ferro sem colchão e proteção lateral, o que poderia facilitar uma possível queda.
Além disso, ele relatou que Maria da Anunciação, em razão do vírus, precisaria fazer tomografias para checar o comprometimento dos pulmões, o que não foi feito. Ainda informou que ela não estaria fazendo os exercícios pulmonares para expandir a troca gasosa. Também no sábado, a paciente foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para maior atendimento.
GOVERNO – A Secretaria de Saúde informou em nota, que qualquer denúncia de descaso no atendimento médico ou ambulatorial pode ser feita na Sesau.
Esclarece que a referida paciente recebeu o atendimento médico necessário e por conta do resultado dos exames feitos foi transferida para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) 3, onde está recebendo a assistência integral, fazendo os exercícios e, se tiver indicação de intubação, a equipe médica vai avaliar.
Ressalta que qualquer exame complementar que seja necessário os médicos solicitam, seja tomografia ou exames laboratoriais serão feitos pelas equipes do HGR (Hospital Geral de Roraima).