Cotidiano

Inauguração do Hospital de Amor em Boa Vista deve ocorrer na quarta-feira

A unidade é referência no tratamento e prevenção do câncer

Depois de oito meses da primeira data agendada, a inauguração do Hospital de Amor em Boa Vista está prevista para às 17h da próxima quarta-feira (2). A unidade já está atendendo os pacientes.

Para o evento, estão confirmadas as presenças do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do presidente do Hospital de Amor de Barretos, Henrique Prata.

O deputado federal Hiran Gonçalves (Progressistas), presidente da Frente Parlamentar de Medicina, e a ex-senadora Angela Portela (PDT) são os autores da emenda que destinou recursos no valor de R$ 30,8 milhões, para a construção do HA em Boa Vista, devido ao grande número de casos de câncer registrados em Roraima.

“A construção do Hospital de Amor em Boa Vista é uma grande conquista para Roraima. Esse Hospital é o resultado de um trabalho de união e amor que garantirá o acesso ao que há de mais moderno no atendimento oncológico, com o padrão Hospital de Amor”, comentou o parlamentar.

Além da unidade fixa, o HA tem uma carreta com equipamentos modernos. A unidade móvel vai percorrer os municípios de Roraima com exames de prevenção ao câncer. Com o hospital em funcionamento, o governo do estado deve economizar com o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), pois o hospital vai atender os pacientes do SUS.


Ex-senadora Ângela Portela também destinou recursos para construção do Hospital do Amor em Boa Vista (Foto: Divulgação)

“Um sonho meu como ex-senadora e do deputado Hiran Gonçalves se tornando realidade e se concretizando de fato. A carreta já está pronta e equipada para percorrer os municípios do interior a partir de junho, levando atendimento, diagnóstico e atendimento para salvar muitas vidas em nosso Estado”, destacou a ex-senadora Ângela Portela.

O espaço para a construção da unidade de saúde foi concedido pelo Governo do Estado, mas o Hospital de Amor não pertence à estrutura do governo de Roraima. Ele é mantido pela Fundação Pio XII. “O Hospital de Amor está pronto em Roraima e já iniciamos nosso trabalho. A partir da segunda metade de junho estaremos percorrendo os municípios e levando atendimento para a população dos municípios”, acrescentou o chefe do setor de projetos da Fundação Pio XII, Drº Raphael Haikel Júnior.

A equipe do Hospital de Amor foi capacitada em Barretos para seguir com o padrão de atendimento aos pacientes. Os atendimentos serão feitos 100% pelo SUS e a unidade funciona na Avenida Via das Flores, bairro Pricumã, na zona Oeste de Boa Vista.