No Brasil, o mau hábito de gastar muita água é comum e reconhecido por grandes organizações mundiais, como a ONU (Organização das Nações Unidas), que recomenda que o gasto diário de água seja de até 110 L para ser considerado saudável e consciente, enquanto o consumo brasileiro está 90 L acima desta faixa, de acordo com dados da ONU.
Além de fazer mal para o planeta, o desperdício também pesa no bolso, e, em tempos de crise financeira, cada centavo economizado é importante. Uma boa forma de poupar é aderir a algumas mudanças na hora de lavar as roupas, já que o uso incorreto de eletrodomésticos pode resultar em um aumento significativo no gasto de água, além da energia.
Confira algumas dicas para melhorar o uso da água na lavagem de roupas.
Atenção na escolha do eletrodoméstico
Para a economia ser eficiente, a atenção deve começar já na hora da compra da máquina de lavar. Todos os eletrodomésticos vêm com um selo de gasto, que é válido para indicar, além de quantidade e energia consumida, a quantidade de água que o aparelho utiliza. Essa informação deve ser avaliada e comparada até mesmo com o preço da máquina, já que ela vai impactar nos gastos mensais fixos da casa.
Utilizar a capacidade total da máquina
Seja uma máquina de lavar de 15 kg ou uma menor, de 8 kg, todas devem ser utilizadas em sua capacidade total. Isto é, a família deve se organizar para reduzir a quantidade de lavagens e aumentar o volume de roupas em lavagens mais espaçadas, já que as máquinas conseguem ter um desempenho melhor e promover maior economia quando estão em sua capacidade total ou próximas disso.
Coloque de molho, mas só quando for necessário
Em caso de roupas muito sujas e manchadas, colocar de molho pode ser uma forma de evitar esfregar as peças embaixo da torneira e acabar desperdiçando água. Porém, quando essa etapa se torna um hábito, pode causar o efeito contrário, porque as roupas que estão com sujeiras leves podem ser levadas diretamente à máquina, sem necessidade de utilizar mais água para mergulhar as peças na pré-lavagem.
Reaproveitamento de água
Depois que a máquina já completou seu ciclo, a economia pode continuar, pois a água utilizada ainda tem utilidade, e o ideal é que ela seja aproveitada. Há duas formas de reutilização comuns e muito eficientes, que são a coleta e o uso da água com sabão para lavar outros espaços da casa, como quintal e garagem, e o reaproveitamento ao colocar outras roupas ou panos de molho novamente nessa mistura.
Limpar a lavadora
Apesar de estar em constante contato com água, a máquina também fica suja e precisa de limpezas manuais frequentemente, para que os tecidos não manchem ou saiam com pelos e fiapos grudados, além de mau cheiro, o que resultaria na volta das peças para a lavadora e mais gasto.