Junho chegou e com ele o reforço sobre a importância da solidariedade. No mês dedicado à doação de sangue, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) celebra as parcerias. Nesta terça-feira, 01, membros da OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil) marcaram presença na Unidade para realizar a boa ação do dia.
Reunidos para uma doação de sangue coletiva, diversos advogados e colaboradores demonstraram o amor ao próximo estarão presentes na Unidade para realizar uma doação de sangue conjunta e assim fortalecer o estoque de sangue do Hemoraima.
Para o presidente da OAB Roraima, Ednaldo Gomes Vidal, a OAB não poderia ficar de fora desse ato de amor. “Institucionalmente somos defensores dos interesses da sociedade, e doar sangue é um ato de humanidade, não poderíamos ficar de fora, como defensores das minorias nesse momento de pandemia em que o estoque de sangue está baixo, eu convoco toda a advocacia para que venha comparecer ao Hemocentro e fazer parte dessa ação humanitária”, esclareceu.
De acordo com o secretário Adjunto da Saúde, Alexandre Salomão, com a retomada das cirurgias oncológicas é necessário garantir ainda mais doações de sangue, por meio de parcerias com diversas instituições e também trabalho de conscientização para a população em geral.
“Nesse momento em Roraima assim como o mundo inteiro vive um momento epidemiológico atípico, doar sangue mais do que nunca significa salvar vidas e com a retomada das cirurgias oncológicas é necessário a participação de todos por meio da doação, e hoje gostaríamos de agradecer a cada advogado e colaborar que estiveram presentes para doar”, complementou o secretário.
Atualmente o Hemoraima conta com 66.337 doadores cadastrados, mas de acordo com a gerente do núcleo de captação, Juliane Uchoa, sempre está de portas abertas para receber mais reforço, por isso as parcerias são importantes.
“O mês de junho é um período de maior baixa no estoque de sangue, pois há um aumento da incidência de infecções respiratórias, favorecido pela mudança de clima, como consequência, temos o estoque de sangue com um déficit bem mais acentuado, onde todas as tipagens estão com níveis muito baixos e parcerias como a da OAB nos ajudam a com diversas doações e também novos doadores cadastrados que pretendem continuar doando sempre”, destacou Salomão.
QUEM PODE DOAR
Doar sangue pode ser uma tarefa simples. Para ser doador, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas 24h antes da doação. Na hora da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas.
Menores de 18 anos devem ter consentimento formal do responsável legal e maiores de 60 anos devem ter doado antes.
Gripe, resfriado, febre e COVID-19 são fatores de impedimento temporário de doação.
O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h. Mais informações pelo número 98404-9594.