Cotidiano

Mais de 150 quilos de lixo por dia são retirados das margens dos rios

São coletados garrafas pet, sacolas, isopor, sacolas, pneus, diversos tipos de embalagem e até geladeiras velhas

Os trabalhos de recolhimento de resíduos flutuantes no rio Cauamé e na margem direita do rio Branco acontecem de segunda a sexta-feira e, por dia, são retirados entre 150 e 200 quilos de lixo.

É coletado o que é descartado de forma inadequada, como garrafas pet, sacolas, isopor, sacolas, pneus, diversos tipos de embalagem e até geladeiras velhas. Além de poluir o meio ambiente, os objetos prejudicam a fauna e flora e também pode causar doenças nas pessoas que vivem ou frequentam os locais poluídos. E, se não forem removidos, os efeitos podem ser sentidos por muito tempo, visto que alguns materiais, como o plástico, demoram anos para se decompor.

Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos – Para contar com a cooperação do cidadão, a prefeitura implantou em 2016 diretrizes para gestão dos resíduos, com a participação de diversos segmentos sociais da cidade, que se reuniam em audiências públicas e treinamentos. A implementação do Plano Municipal entrou em vigor em 2019, sendo regulamentada em março deste ano.

A medida atende à política nacional de resíduos sólidos, estabelecida através da lei nº 12.305/2010, que define e ordena processos necessários para a gestão de resíduos sólidos de construção civil, resíduos de serviços de saúde, domiciliares, logística reversa, entre outros. Para conhecer mais sobre o assunto o interessado pode acessar o BVResíduos, plataforma de apoio ao gerador de resíduos.