Cotidiano

Credenciamento com Hospital Lotty Iris será prorrogado, afirma Governo

Contrato foi firmado ano passado como medida para desafogar o HGR; Governo renovará contrato por mais 6 meses

O contrato de credenciamento de leitos de retaguarda, assinado no ano passado pelo Governo do Estado com o Complexo Hospitalar Lotty Iris (HLI), encerra-se no dia 27 de junho. A unidade passou a ser credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS) como parte de um ‘Plano de Ação Emergencial’. Os leitos de retaguarda, a princípio, haviam sido uma medida para desafogar o Hospital Geral de Roraima (HGR), que é a maior porta de entrada de urgência e emergência do Estado.

Questionado sobre o andamento da situação do credenciamento, a atual gestão informou à Folha que mesmo diante da proximidade do encerramento do contrato, será feita a primeira renovação do contrato, por um período de seis meses, argumentando que a decisão vai de acordo com “o compromisso da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) de prestar um atendimento de qualidade para toda a população”. A direção do HLI também foi procurada para comentar o assunto, mas preferiu não se pronunciar.

O secretário-adjunto de saúde, Paulo Linhares, afirmou que a renovação faz parte do processo de reorganização da prestação dos serviços de saúde. “Trata-se de um custo-benefício necessário para garantir a assistência à população”, declarou.

O processo de renovação está sendo planejado pela Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUE) em conjunto com o Núcleo de Regulação de Leitos do HGR. A reformulação do contrato inclui novos procedimentos e exames laboratoriais, que, segundo informações do Governo do Estado, não eram contemplados no contrato anterior. Atualmente, o credenciamento vigente tem o custo de R$ 300/dia.

De janeiro até agora, foram atendidos mais de 690 pacientes. Já no começo do ano, a CGUE teria iniciado um processo de organização do fluxo de atendimento respeitando um organograma de atendimento, o que garantiu maior organização. “São ajustes importantes, necessários para a melhor prestação dos serviços”, complementou Linhares.

PLANO DE AÇÃO – O Governo do Estado ressaltou que a Sesau também está empenhada na execução do plano, que inclui a conclusão da reforma do HGR e na construção do Hospital das clínicas. O HGR deverá ganhar novas salas cirúrgicas, e o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) vai aumentar de 20 para 60, segundo a nota.

Já o Hospital das Clínicas, que tem a previsão de ser inaugurado até o mês de janeiro do ano que vem, “será uma referência no atendimento de alta complexidade no atendimento à população em diversas especialidades”. A unidade terá dois blocos, com espaço para realização de internações e cirurgias e programação de 93 leitos.

“São duas obras importantíssimas para o Estado. Isso significa melhorias das condições de atendimento e esse é o nosso compromisso”, concluiu Linhares. (JPP)