Cotidiano

Caravana Saúde do Povo começa a atender população ribeirinha

Expectativa da Sesau é realizar mais de 3 mil atendimentos em 15 comunidades da região do Baixo Rio Branco em 15 dias

A Caravana Saúde do Povo, realizada pelo Governo Estadual, começou a realizar, neste sábado, 13, o atendimento itinerante às comunidades ribeirinhas da região do Baixo Rio Branco. Sobre o assunto, secretário adjunto de Saúde, Paulo Linhares, afirmou, durante o programa Agenda da Semana, da Rádio Folha AM 1020, apresentado pelo radialista Getúlio Cruz, na manhã de ontem, que é esperada a realização de mais de 3 mil atendimentos em 15 comunidades, durante 15 dias.

De acordo com Linhares, cerca de 30 profissionais saíram na última quinta-feira, 11, do porto de Caracaraí para levar até as comunidades os serviços de saúde. “É um projeto grandioso que está levando um serviço de qualidade para humanizar a saúde dessas pessoas que moram tão longe”, afirmou o secretário.

A primeira comunidade atendida foi a de Santa Maria do Boiaçu. “O investimento na saúde do interior é uma das determinações do Governo do Estado. Mesmo com as dificuldades apresentadas, nossas equipes realizaram o atendimento na comunidade, muitas vezes indo na casa das pessoas por falta de uma estrutura para atendimento”, relatou Linhares.

Conforme o secretário adjunto, médicos como clínico geral, pediatra, ginecologista (com aparelho de ultrassom), cardiologista (com eletroencefalograma) e oftalmologista, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentista, estão viajando pelas localidades e fornecendo atendimento à população. “Vale lembrar que são profissionais altamente gabaritados prestando esse serviço de extrema importância para essas pessoas”, disse. Também participam profissionais do Corpo de Bombeiros, da Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica Departamento de Políticas de Saúde Itinerante (DPSI), (Cgaf) e Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização).

A próxima comunidade a ser atendida é a de Santa Maria Velha. Ao todo, 1.200 quilômetros serão percorridos, atendendo ainda as comunidades de Sacaí, Terra Preta, Lago Grande, Canauani, Cachoeirinha, Caicubí, Panacarica, Remanso, Floresta, Samaúma, Itaquera, Xixauaú, Bela Vista e São Jorge. “É a primeira vez que as mulheres dessas comunidades poderão realizar o preventivo in loco, porque nós disponibilizamos equipamentos que foram carregados por balsas até as comunidades”, afirmou Linhares.

Outra ação realizada será a distribuição de cerca de 60 tipos de medicamentos e vacinação. “Serão oferecidas vários tipos de vacinas, dentre elas a da gripe, assim como a realização de teste de malária”, destacou Paulo Linhares. Ele frisou que 30 dias após o fim da Caravana Saúde do Povo, a equipe retornará para entrega dos resultados dos exames e dos óculos àqueles que necessitarem. (J.L)

Secretário afirma que Saúde de Roraima dará um grande salto até o próximo ano

O secretário adjunto de Saúde, Paulo Linhares, afirmou, durante o programa Agenda da Semana, da Radio Folha AM 1020, apresentado pelo radialista Getúlio Cruz, na manhã de ontem, que o objetivo do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), é transformar a saúde de Roraima até o próximo ano.

“Quando nós assumimos o governo, pegamos uma relação que mostrava que menos de 5% dos medicamentos necessários para o funcionamento dos hospitais e das unidades de saúde estavam sendo fornecidos. É claro que esse ainda é um item crítico, pois estamos com 60% de abastecimento”, afirmou. “Mas encontramos a Saúde em estado de calamidade e estamos trabalhando continuamente e podemos afirmar que em 2016 já [a saúde] estará bem melhor”, reiterou.

Linhares destacou que o foco da administração, nos primeiros meses, foi abastecer o Hospital Geral de Roraima (HGR) “que estava numa situação de calamidade”. O secretário destacou ações como a obra em curso do HGR, que deve ser inaugurada no próximo ano e desafogará o sistema. “Serão 120 leitos de internação mais 40 leitos de UTI, dando uma boa desafogada para o sofrimento da população”, reforçou.

Além disso, Linhares disse que a conclusão da obra do Hospital das Clínicas está prevista para o próximo ano. “Nós tivemos um problema seríssimo com essa obra. Os projetos auxiliares hidráulicos e elétricos, por exemplo, ou não foram feitos ou desapareceram. Por isso, precisamos refazer tudo para a conclusão da obra”, revelou o secretário adjunto, destacando que o projeto original foi realizado no valor de R$ 12 milhões, mas que será concluído no valor total de R$ 20 milhões.

Outro fator destacado para o “salto na Saúde” foi a determinação em destinar 50% das emendas obtidas pelos deputados estaduais a partir do ano que vem, à Saúde. “Isso vai nos ajudar a implementar muito a Saúde estadual com equipamentos de última geração”, reafirmou.

Para concluir, Linhares ressaltou que todos os aprovados em concurso público serão chamados para atender às unidades do Estado e, caso haja necessidade, serão realizados concursos públicos. “Vamos preencher as vagas com os profissionais que já temos aprovados. Sabemos da nossa imensa necessidade e estamos trabalhando para suprir isso”, garantiu. “Pedimos da população crédito e confiança, porque vamos melhorar. Hospital é um lugar onde ninguém quer estar, mas quando estiver, que seja bem atendido”, concluiu.(J.L)