Cotidiano

Municípios estão liberados para imunizar pessoas sem comorbidade

Vacinação ocorrerá de forma escalonada

Este mês Roraima vai avançar ainda mais no trabalho de Imunização da população contra a covid-19. Na tarde desta quarta-feira, 2, foi pactuado durante a 5ª Reunião ordinária da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) que os municípios já poderão ampliar a vacinação contra a covid-19 para pessoas sem comorbidades na faixa etária de 18 a 59 anos, em ordem decrescente, a partir da semana que vem.

A reunião foi na sede da CGVS (Coordenadoria Geral De Vigilância em Saúde) e contou com participação do presidente do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Cláudio Galvão, que também é secretário municipal de Saúde de Boas Vista, e os secretários de Saúde dos municípios de Cantá, Normandia, Pacaraima, São Luís, além de demais membros da CIB.

Para o governador Antonio Denarium, a ampliação da vacinação para a população em geral é um momento histórico para o Estado. “Finalmente, em meio a tantas notícias ruins, podemos anunciar a vacinação em massa da nossa população. Estamos perto de vencer a covid-19 e a vacinação da população em duas doses é o único caminho. Estamos trabalhando firme para que isso aconteça o mais rápido possível”, comemorou Antonio.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Airton Cascavel, que presidiu a CIB, é preciso acelerar a aplicação de vacinas e possibilitar a proteção para mais pessoas. “Precisamos avançar cada vez mais nessa guerra contra a covid-19. E para isso, é preciso evitar o estoque de vacinas, como temos registrado atualmente, por isso, chamamos os municípios para essa reunião e de forma acordada ficou definido que haverá a ampliação. Esse é o compromisso do Governo de levar saúde para o maior número de pessoas”, esclareceu o secretário.

Conforme a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, durante a reunião ficou definido que a ampliação do público ocorrerá conforme a população estimada e de acordo com as próximas remessas de vacinas enviadas pelo MS (Ministério da Saúde) para Roraima, será definida a faixa etária a ser atendida.

“Essa ampliação ocorrerá de forma escalonada, onde os municípios poderão iniciar a vacinação na faixa etária a partir de 59 anos e diminuir a idade conforme o público estimado. O intuito é ampliar a cobertura e ter mais pessoas vacinadas”, complementou a coordenadora.

Outras medidas foram pactuadas em CIB

Durante a reunião foi aprovada, ainda, a ampliação da utilização da vacina Pfizer para os municípios, começando por Mucajaí e Bonfim. Outra medida aprovada é a vacinação de 100% dos moradores do município de Uiramutã, que possui 98% da população composta por indígenas. Em seguida, haverá a vacinação para toda a população de Normandia.

“É importante ressaltar que a vacinação nos municípios de Uiramutã e Normandia será para a população residente apenas e não para as pessoas que por ventura estiverem de passagem por estas regiões”, ressaltou a coordenadora.

 Roraima recebeu até agora 250.110 vacinas e já foram distribuídas 224.156 doses, o que representa mais de 89% de distribuição do total recebido do Ministério da Saúde. Até agora, foram aplicadas 139.470 doses, 86.292 aplicações da primeira dose e 53.178 da segunda.