Vinte e sete crianças estão internadas com covid-19 no único hospital infantil de boa vista, o Santo Antônio. As informações são do último Boletim Epidemiológico divulgado pela Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), sábado (5). Destas, 27 crianças estão em leitos clínicos.
Desde o início da pandemia, 5.051 crianças menores de 1 ano a 9 anos de idade já foram contaminadas no Estado, segundo a última atualização dos dados do painel da covid-19.
Com as novas variantes em circulação no país, o número de crianças infectadas aumentou. São 2.433 casos confirmado em crianças de 1 a 4 anos de idade, 2.618 casos em crianças de 5 a 9 anos.
Em Roraima 25 crianças morreram em decorrência da covid-19, foram 17 mortes em crianças menores de 1 anos de idade.
A transmissão acende alerta, principalmente neste período em que outras doenças infectocontagiosas preocupa os pais. A médica infectologista Luciana Lopes Albuquerque conta que as crianças são assintomáticas e não transmissoras. “Realmente teve um aumento no número de casos do Covid-19, mas nesse momento estamos vivenciando uma síndrome gripal na cidade, ou seja, é necessário todo cuidado”, disse.
Na opinião da infectologista, o retorno das aulas presenciais em algumas unidades de ensino não é um problema se todos obedecerem os protocolos de segurança. “Voltando com os cuidados necessários, não vejo problema e sim solução, pois as crianças estão tendo problema, adoecendo com esse isolamento”, diz Luciana. Sobre sequelas, a especialista disse que é possível que crianças tenham algum problema pulmonar, como cansaço e síndrome inflamatória.
Principais sintomas
Os sintomas da COVID-19 em crianças são mais leves que os do adulto e incluem:
• Febre acima de 38ºC
• Tosse persistente
• Coriza
• Dor de garganta
• Náuseas e vômitos
• Cansaço excessivo
• Diminuição do apetite
Os sintomas são semelhantes aos de qualquer outra virose e, por isso, também podem ser acompanhados de algumas alterações.