Uma das profissões mais importantes de qualquer ambiente de trabalho se comemora hoje. O dia do Porteiro é comemorado hoje, 9 de junho, a data foi constituída pela Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores de Edifícios e Condomínios.
Adegilson Fernando é um dos porteiros do Jornal Folha de Boa Vista, profissão de porteiro contribui ativamente com o bem-estar, conforto e segurança das pessoas que moram ou trabalham nas instalações sob a sua supervisão. Além disso, sua atividade também abrange o atendimento ao público.
“Além de promover a segurança do local, o porteiro também deve se atentar ao tratamento das pessoas, criando bons relacionamentos e ganhando reconhecimento” explicou.
José da Conceição já está há 10 anos na profissão, para ele o cargo requer muito cuidado e confiança.
“É um cargo de confiança, temos que estar atentos ao movimento, saber quem são as pessoas, os horários de entrada e saída além de impedir que hajam tumultos. As vezes chega uma pessoa alterada, a gente tem que saber conversar e contornar aquela situação. É um trabalho que pouca gente vê, mas é muito importante”.
Seu Jamildo Souza de Castro já está na profissão há 4 anos, além de cuidar da portaria da Folha aos finais de semana ele também é pastor. Ele conta que as duas funções que desempenha são semelhantes, assim como o trabalho pastoral, a portaria requer o zelo e cuidado pelo próximo.
“É um trabalho que exige muita atenção, cuidar da entrada e saída de pessoas e veículos e vistoriar o prédio. Há 4 anos estou conciliando o trabalho pastoral com a portaria, e são trabalhos semelhantes. Servir à Deus, cuidar do próximo, aconselhar. E na portaria nós temos um trabalho que é zeloso e dá proteção aos funcionários”.