Cotidiano

Moradores de Uiramutã temem ficar isolados com cheia de rios

A estrutura das pontes podem não aguentar a força da água, que está subindo a cada dia

Os rios e igarapés em vários municípios de Roraima estão cheios, devido as chuvas intensas que têm caído nesse período de inverno. Moradores de Uiramutã, localizado no norte do estado, relatam que estão preocupados com a cheia dos igarapés do Bode e Darora. Eles temem ficar isolados, por conta da forte correnteza das águas que pode arrastar as pontes, deixando comunidades isoladas.

“Com essas chuvas, a água está quase alcançando as pontes que já estão em péssimas condições de uso. Essas pontes dão acesso à sede do município de Uiramutã. Pedimos atenção das autoridades do estado para que consigam encontrar uma saída antes que a situação piore”, relatou o morador Antonio de Oliveira.

Em um vídeo, um outro morador relata a situação da ponte do Darora. “A ponte está realmente toda quebrada. O igarapé está bastante cheio. Lá pelo desvio, os caminhões estão todos parados. Está vindo a chuva e quem for viajar fica essa observação [de tomar cuidado]”, explica o homem. 

Essa não é a primeira vez que moradores cobram ação do Governo de Roraima para reestruturação das pontes.


Ponte sobre o igarapé Darora, filmada pelo morador de Uiramutã. (Foto: Reprodução)

OUTRO LADO – Por meio de nota a Secretaria de Infraestrutura informa que “há processo de licitatório em fase de conclusão para manutenção de pontes do município de Uiramutã. É importante ressaltar que todas as demandas serão atendidas conforme disponibilidade de recursos financeiros e o tempo permitir, devido o período chuvoso, uma vez que na região as pontes são com sapatas de concreto e é preciso tempo seco para a execução do serviço”.