Dez cidades da região Norte tiveram situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional. As chuvas intensas e as inundações causadas pela enchente nos rios foram os motivos do pedido ao Governo Federal.
Os municípios contemplados foram Alvarães, Caapiranga, Careiro, Coari, Jutaí, Novo Aripuanã, Tabatinga e Tefé, no Amazonas, Óbidos, no Pará, e Cantá, em Roraima.
Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica como estados e municípios devem fazer para solicitar o reconhecimento de situação de emergência.
“O município deve ter já em mão o decreto de situação de emergência. Com o decreto, que é o ato do executivo, o município cadastrado no S2id vai enviar por lá a solicitação de reconhecimento, enviando o ofício, o decreto assinado pelo prefeito e publicado, e as informações que estão disponíveis no FIDE, que é o Formulário de Informação de Desastres”.
Karine reforça que todo o processo deve ser feito por meio do S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.
Também nesta sexta-feira, 11 de junho, o governo federal reconheceu situação de emergência por estiagem em outros 18 municípios do Sul e do Nordeste do país.
Para saber mais sobre as ações de defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.
Fonte: Brasil 61