Cotidiano

Roraima e Amapá assinam acordo para aprimorar sistema de captação

Objetivo é captar recursos em especial de emendas parlamentares

Um Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo de Roraima com o Governo do Amapá, foi assinado para a cessão de uso da ferramenta CAPTA+, que funciona como um modelo de pré Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse), programa desenvolvido e utilizado pela Secretaria do Planejamento daquele Estado.

O sistema pretende estabelecer um padrão e aprimorar o processo de interação de propostas de todas as Secretarias da estrutura do governo para captação de recursos, em especial de emendas parlamentares.

O coordenador Geral de Gestão de Convênio da Seplan, Fabiano Garcia, explicou que com a adesão do CAPTA+, será possível criar um portifólio de cada Secretaria Estadual de Roraima, gerando um banco de projetos para o alcance de eventuais programas a serem disponibilizadas pelo Governo Federal, que permita captação de recursos.

“Em 2020 o Governo do Estado junto com a Casa Civil, deu início a esse trabalho com a utilização do formulário do Google Forms, e agora a Seplan está aprimorando a metodologia, adquirindo e implementando as melhores práticas de outros Estados, como no caso do Amapá, que apresenta uma configuração não só geográfica, mas também política e organizacional, semelhante a de Roraima”, frisou.

O secretário da Seplan, Emerson Baú, destacou que a iniciativa demonstra a preocupação e organização do Governo de Roraima, em estruturar suas propostas, em comum acordo com os objetivos estabelecidos para melhoria da gestão.

“A organização dos projetos públicos através deste sistema permitirá uma melhor apresentação aos parlamentares das nossas demandas, para que eles acompanhem muito de perto as reais necessidades do Estado e possam contribuir destinando recursos para Roraima, através de suas emendas”, pontuou.