Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue comemorado nesta segunda-feira, 14, o Hemoraima (Hemocentro de Roraima) promove uma ação de convocação de doadores. As doações seguem ao longo do dia e a expectativa é que o número de participantes chegue próximo à 100 pessoas.
De acordo com a gerente do Núcleo de Captação, Juliane Uchôa, o Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado com iniciativas que ajudam a repor o estoque de sangue, que se encontra abaixo do normal, em diversas regiões do Brasil.
Até o momento, um grupo de 40 doadores já reforçou o estoque e a expectativa é que o número dobre, chegando a 80 participantes. A gerente destaca que é muito importante que todos possam fazer parte dessa corrente do bem, inclusive reforça que as parcerias feitas com a Assembleia Legislativa de Roraima, Ordem dos Advogados do Brasil, Forças de Segurança, dentre outras.
Para a servidora Neide Maria, de 40 anos, que esteve no Hemoraima para realizar sua primeira doação de sangue, o sentimento que fica é de gratidão por poder salvar mais de quatro vidas com uma doação.
“O processo inteiro durou por volta de 30 minutos, sendo 15 destinados apenas a coleta, não doeu nada, eu tive muito receio, mas não doeu nada por isso convoco a todos para fazer sua parte, ” destacou.
FUNCIONAMENTO – Para você que quer ser doador, o Hemoraima estará de portas abertas até às 18h. Ao longo do dia deve receber ainda mais doações de servidores da ALE, de alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Unama, e de policiais militares.
O doador de sangue deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar cópia da identidade.
É necessário ter mais de 50 quilos, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original com foto.