Na noite desta segunda-feira, 15, ocorreu a fuga de oito detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), localizada na Zona Rural da Capital. Dos oito, apenas um foi recapturado ainda nas imediações da unidade prisional. Os presos cavaram um buraco na cozinha para conseguir fugir.
Segundo informações de agentes penitenciários, as tentativas de fugas são constantes na Pamc. “Todos os dias fogem um ou dois, mas a PM (Polícia Militar) consegue prender rapidamente. Ontem, não foi o caso e esses sete conseguiram fugir”, disse uma fonte.Partes de madeira usada na construção da laje e telhado, além de lençóis velhos, são alguns dos materiais utilizados pelos detentos para construir escadas e cavar buracos.
“Às vezes o PM que ‘tá’ na guarita até consegue ver o detento tentando fugir, mas como a extensão do presídio é muito grande, não dá tempo de chegar lá e tentar impedir”. De acordo com a fonte, das 13 guaritas na Pamc, apenas sete delas são guardadas por agentes da Polícia Militar.CONTAGEMConforme um agente, além dos sete detentos que conseguiram escapar da unidade com êxito, mais 13 estão na lista de faltosos da unidade. Segundo ele, por causa das condições do presídio, nem sempre os que estão na lista de foragidos conseguiram escapar da Pamc.”Eles fazem isso, se escondem pelo presídio, em buracos que eles cavam, na laje. Já aconteceu da gente achar detento achando que estava foragido, dentro da PA”, afirmou.
OUTRO LADO
O Governo do Estado convocou a imprensa para uma coletiva esta manhã para tratar sobre o assunto. Informações a qualquer momento aqui na FolhaWeb.