Cotidiano

Governo contesta MP e divulga dados de redução de mortes no trânsito

Segundo os dados do Governo, houve uma redução de 10% no número de mortes este ano

Depois que o Minisério Público Estadual expediu recomendação ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Polícia Militar para que intensifiquem as fiscalizações no trânsito, o Governo do Estado divulgou dados do Instituto Médico Legal (IML) sobre o número de mortes no trânsito em Roraima, informando que houve uma redução de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

Além disso, o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran), Juscelino Pereira, em nota divulgada pela Secretaria de Comunicação, atribuiu “grande parte dos acidentes de trânsito aos problemas na engenharia de tráfego, falta de sinalização vertical e horizontal, e fiscalização eletrônica, que são responsabilidade do Município, aliados à falta de responsabilidade de muitos condutores”.

“É fundamental que todas as forças de Segurança e Trânsito estejam empenhadas no enfrentamento da violência. Mas não adianta todo esforço do poder público, se os condutores e a sociedade, de maneira geral, não criarem uma mentalidade de Educação para o Trânsito, respeito ao próximo e a vida”, ressaltou o presidente.

Conforme o Governo, no início do ano, foi intensificada a atuação junto aos servidores do Detran, que foram submetidos a uma série de capacitações e treinamentos. Após isso, a partir do mês de maio, foram reforçadas as blitze educativas e coercitivas, o que resultou, somente naquele mês, na diminuição das mortes no trânsito em 35,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Com o uso de etilômetros nas fiscalizações, foram feitas entre os meses de janeiro e maio, 129 autuações, 62% a mais que o realizado no mesmo período do ano anterior. Os motoristas flagrados sob a influência de álcool foram conduzidos para a Polícia Civil.

Pereira lembra também que um dos grandes problemas do trânsito roraimense é a alta circulação de motoristas não habilitados, infração que vem sido combatida com rigor. De janeiro a maio deste ano, foram retirados de circulação 1.122 pessoas, que dirigiam sem habilitação, contribuindo para a redução na violência no trânsito em Roraima.

RECOMENDAÇÃO DO MP

Na segunda-feira, 15, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) expediu recomendação ao Detran e a Polícia Militar (PMRR) para que as fiscalizações fossem mais intensas. De acordo com o MP, apesar das diversas campanhas educativas e preventivas realizadas pelos órgãos fiscalizadores, alguns motoristas ainda insistem em descumprir as leis de trânsito.

Também foram encaminhadas cópia do referido documento aos demais órgãos de defesa social, especialmente à Secretaria de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito e ao distrito regional da Polícia Rodoviária Federal para conhecimento e, nos limites de suas atuações, na medida do possível, prestarem apoio e colaboração no enfrentamento e esforço necessário para redução dos números constatados em Roraima.

O MP estabeleceu um prazo de 60 dias para o cumprimento da recomendação e o encaminhamento de informações para o órgão sobre providências adotadas.

 

Com informações da Secom