Cotidiano

Marinha realiza sondagem no rio Branco em Caracaraí

A ação contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico e de infraestrutura dos municípios e cidades da área, como Santa Maria do Boiaçu e Caracaraí

O Aviso Hidroceanográfico Fluvial Rio Solimões, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9), está realizando atividades de sondagem no rio Branco, nas proximidades do município de Caracaraí, em cumprimento ao III Plano Cartográfico Náutico Brasileiro (III PCNB).

A comissão compreende também a sondagem na confluência entre os rios Negro e Branco, em atendimento ao Programa Pro Amazônia Azul. O navio partiu de Manaus, capital do Amazonas, no dia 1° de junho, dando início à comissão que seguirá até 15 de julho. 

Os Levantamentos Hidrográficos (LH) realizados pela Marinha do Brasil no rio Branco gerarão subsídios para a confecção de documentos cartográficos, em cumprimento ao III PCNB, contribuindo para o estabelecimento de uma rota segura às embarcações devido às alterações constantes de batimetria e das margens dos rios na região Amazônica.

A realização da sondagem permite o conhecimento das características do rio e reforça o compromisso da Marinha de estar presente nos locais mais longínquos da Amazônia Brasileira.

A ação contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico e de infraestrutura dos municípios e cidades da área, como Santa Maria do Boiaçu e Caracaraí, facilitando as relações comerciais por via fluvial dessas cidades com outros estados e, até mesmo, com outros países, possibilitando a geração de emprego e renda para a população local.

Os LH realizados pelos meios subordinados ao CHN-9 constituem um trabalho técnico, de alta complexidade, que contribuem para o aumento da segurança da navegação e desenvolvimento econômico da Amazônia Ocidental.


AvHoFlu “Rio Negro” e NAsH “Oswaldo Cruz” navegando no Rio Branco (Foto: Marinha do Brasil)