Uma das principais queixas de professores que atuam em comunidades indígenas no interior de Roraima é a falta de recursos didáticos que possibilitem a participação ativa dos alunos e facilitem seu aprendizado. Pensando justamente nessa lacuna, o professor Everaldo Sarmento idealizou o projeto Pé na Estrada, que envolve acadêmicos e professores do curso de Pedagogia da Faculdade Estácio Atual em torno da produção de jogos, oficinas e brinquedos feitos basicamente de material reaproveitado como garrafas pet, papelão e tampinhas.
“Ouvimos continuamente essas queixas dos professores e resolvemos fazer uma aula de campo, mas deu tão certo que resolvemos implementar e apostar no projeto que esse completou três anos. Eles (professores) queriam fazer algo diferente para ensinar seus alunos”, disse Everaldo.
Esta semana, cerca de 100 desses alunos do primeiro ao quinto semestre, estiveram na comunidade indígena do Araçá, região do município de Amajari, a 120 quilômetros de Boa Vista, ensinando os professores a repassarem conteúdo de disciplinas como Matemática e Ciências, por meio de brincadeiras. “Essa atividade é a culminância do projeto que vem sendo desenvolvido durante todo o semestre com a produção das oficinas, palestras, jogos, brinquedos e brincadeiras educativas sobre o tema Meio Ambiente”, explicou Everaldo.
Na pauta da vez, o desmatamento, as queimadas e a poluição, assuntos que os indígenas vivem no seu cotidiano. “Nosso objetivo é contribuir com a formação continuada dos professores indígenas e com a sua pratica pedagógica, além de levar lazer e recreação para as crianças que sentem muita falta”, disse ao frisar que, por outro lado, os acadêmicos, futuros pedagogos, ganham conhecimento na prática.
Os acadêmicos, conforme Everaldo, unem todos os conhecimentos envolvidos nas disciplinas de Fundamentos da Educação Indígena, Conteúdo, Prática do Ensino de Ciências e Educação Ambiental, em torno do projeto.
Desde que começou, o projeto já percorreu dezenas de comunidades indígenas de Roraima, e proporcionou experiências marcantes para alunos e professores. No final do próximo mês, nos dias 28 e 29, o projeto será apresentado no Fórum de Docentes da Estácio, no Rio de Janeiro, como uma das práticas inovadoras que vêm sendo implementadas Brasil afora.