O governador Antonio Denarium recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 25, a medalha de honra ao mérito concedida pelo MPRR (Ministério Público de Roraima) aos cidadãos e autoridades que prestaram serviços relevantes à sociedade roraimense.
Também receberam a medalha de Honra ao Mérito os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público Sebastião Caixeta, Silvio Roberto de Amorim e Oswaldo D’Albuquerque. Também foram homenageados o corregedor Geral do Conselho Nacional do Ministério Público, Reinaldo Lima, o general de Brigada Manoel de Barros, a conselheira do Tribunal de Contas de Roraima, Cilene Salomão e a médica Mariângela Andrade.
O evento marca as comemorações de 29 anos de atuação do órgão de controle em Roraima, celebrado em fevereiro.
Ao receber a medalha, o governador homenageou os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia de covid-19. “Com vocês, estamos conseguindo salvar vidas. Fiquem firmes, estamos juntos. Vamos vencer essa guerra”, declarou.
Ele frisou que este é o momento ideal para reafirmar a parceira do Governo do Estado com o Ministério Público. “Estamos trabalhando na construção de um Estado melhor para todos. Nesses tempos difíceis, o Governo sempre fez o que devia. Sempre zelamos pela transparência, pela correta aplicação do dinheiro público e pela boa prestação dos serviços que são de responsabilidade do Estado”, disse o governador Antonio Denarium , ao ressaltar que os poderes são independentes, mas 100% harmônicos.
A procuradora Geral de Justiça do MPRR, Janaína Carneiro, lembrou que a última vez que o órgão entregou medalhas de honra ao mérito foi há 15 anos. “Nessa nova vida em que estamos aprendendo a caminhar, enfrentamos perdas, aprendizados e descobertas e não poderíamos deixar de homenagear essas figuras que tanto fizeram e fazem pelo nosso Estado e pelo MPRR. Mulheres e homens que caminharam lado a lado e que nos estenderam a mão. Reforço a parceira com o Governo de Roraima na construção de um Estado cada vez mais justo e sempre em defesa da população”, declarou Janaína.
O Corregedor Nacional, Rinaldo Reis Lima, enfatizou a atuação do MPRR. “O Estado de Roraima tem um Ministério Público que com apenas 29 anos possui uma base forte e é reconhecido nacionalmente pela qualidade do trabalho exercido pelos seus Membros. Me sinto sortudo por estar aqui nesse momento e receber essa comenda de colegas tão honrados e especiais”, pontuou o Corregedor.
Para a Conselheira Cilene Salomão, a ocasião é de agradecimento. “Essa homenagem representa um estímulo a mais ao meu trabalho e à minha postura, não só como conselheira, mas também como cidadã e vou honrar essa medalha com toda minha responsabilidade social”, frisou.
O general Barros também afirmou estar lisonjeado com o reconhecimento. “Tenho um profundo sentimento de gratidão e quero dividir esse mérito com aqueles que sempre trabalharam comigo, civis e militares e também compartilhar os com nossos irmãos vulneráveis venezuelanos”, finalizou.
A Medalha do Mérito tem previsão no artigo 209 da Lei Complementar nº 003, de janeiro de 1994, e apresenta heráldica com simbolismo peculiar composta por uma espada em relevo dourada, sigla do MPRR, balança, mapa do Brasil e círculo dourado.