O projeto “Colo de Mãe”, que visa promover proteção social e segurança alimentar às famílias com mulheres grávidas e crianças de 0 a 3 anos de idade, foi decretado nesta sexta-feira, 25, pelo Governo de Roraima.
Segundo informações da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), a ação reúne duas políticas, o oferecimento à proteção e cuidados com as mães vulneráveis a partir do oitavo e nono mês de gestação, no momento por ter a integração de outras pastas como a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
Entretanto, a Setrabes informou ainda que as ações do projeto e as estratégias de atendimento ainda estão sendo discutidas, para que nos próximos dias as beneficiadas sejam contempladas.
O perfil das famílias atendidas no Projeto serão daquelas em situação de vulnerabilidade e risco social, com renda na linha de pobreza e/ou extrema pobreza que estejam na base do Cadastro Estadual do Cidadão. Funcionará da seguinte forma, as mães que estiverem no perfil do Projeto podem ter acesso ao benefício, já outras podem fazer parte das famílias que estão no Cadastro do Cidadão e algumas serão identificadas por busca ativa, através da maternidade e rede de atenção pré-natal.
Os auxílios serão 1 kit/mensal com 4 latas de leite para crianças e 1 enxoval (Bolsa, roupas, banheira) para grávidas.