Cotidiano

BR-174 permanece parcialmente interditada em Pacaraima

Manifestação bloqueia a passagem na BR-174, mas libera o tráfego de veículos em horários determinados.

A passagem de veículos na BR-174 permanece suspensa nesta segunda-feira, 28, no trecho do Km 666, na área da comunidade indígena Sabiá. A região fica localizada no município de Pacaraima, fronteira com a Venezuela.

A informação foi confirmada pela Força Nacional nesta segunda. A situação também está sendo acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal em Roraima (PRF-RR).

Segundo o Conselho Indígena de Roraima (CIR), a manifestação bloqueia a passagem na BR-174, mas libera o tráfego de veículos em horários determinados. “O horário é definido pelas lideranças a cada dia”, informou o Cir. Na última sexta, os veículos foram liberados no horário do almoço e após as 17h.

MANIFESTAÇÃO – A passagem está fechada devido a manifestações de comunidades indígenas contrárias à aprovação do projeto de lei nº 490/2007, que trata sobre demarcação de terras indígenas e que poderia ser pautada ainda esta semana na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) no Congresso Nacional.

As comunidades alegam que a proposta ameaça os direitos constitucionais dos povos indígenas pois transfere a competência do Poder Executivo de demarcação para o Congresso Nacional, segundo eles, de maioria ruralista.

Diversas lideranças indígenas em vários estados do país promovem manifestações contra a aprovação do projeto, inclusive, com representantes de Roraima em Brasília. Na tarde de ontem, um conflito entre indígenas e policiais militares foi registrado no Distrito Federal.

Leia mais:

Manifestantes fecham trecho de rodovia em Pacaraima