Roraima participará da 42º Feira de Turismo das Américas representado pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), Prefeitura de Boa Vista e agências de turismo. O evento é realizado a cada dois anos e, desta vez, ocorrerá no Anhembi, o maior Centro de Exposições da América Latina, localizado em São Paulo. A programação será de 24 a 28 e contará com palestras e cursos para qualificação de profissionais da área de turismo. Nos dois últimos dias, será aberta para o público em geral.
A primeira edição da feira ocorreu em 1974, no Guarujá, em São Paulo. Na edição anterior, registrou um público de 23 mil visitantes e mais de 60 países participantes. Além das palestras e cursos, serão promovidas rodadas de negócios com agências e operadoras de turismo.
O turismo ainda é uma área pouco desenvolvida no Estado, mas com amplo potencial para seu progresso. Oito servidores do Departamento de Turismo da Seplan e da Prefeitura de Boa Vista estarão no evento para promover os pontos turísticos de Roraima no evento que possui grande visibilidade no setor e também para participar de cursos de capacitação para adquirir novas técnicas e modos de apresentar o que há de melhor em Roraima.
O chefe da Divisão de Difusão Turística, Tércio Araújo, informou que uma equipe da Seplan desenvolveu material de divulgação para ser apresentado ao público da feira. Além de promover o turismo, os servidores deverão captar o que tiver acontecendo no turismo no Brasil para trazer como modelo.
Algumas agências locais também estarão presentes. O estande do Estado de Roraima vai apresentar material sobre a história, população, economia, artesanato e culinária. A divulgação terá mais ênfase na parte Norte do Estado, onde se encontram as cachoeiras do Município do Uiramutã e a Serra do Tepequém, no Município de Amajarí. “O turismo é um importante setor da economia de um lugar, por isso a importância dessa capacitação que haverá na Feira de Turismo das Américas”, frisou Tércio Araújo.
O turismo gera renda para centenas de pessoas, pois para sua promoção são necessários os guias, taxistas, hotéis e demais profissionais que trabalham diretamente com os visitantes. A Copa do Mundo, realizada este ano no Brasil, elevou a taxa de visitantes em 132%. Em Roraima, a estimativa de turismo ainda é muito baixa em relação a outros estados do Norte do País.
Quem quiser mais informações sobre o setor de turismo no Estado, pode acessar o canal no YouTub: seplanrr ou o site www.turismo.rr.gov.br (T.C)
Cotidiano
RR participa do maior evento das Américas
Serão cinco dias de palestras, cursos de qualificação profissional e rodadas de negócios com agências e operadoras de turismo