Cotidiano

Assistentes sociais são treinados sobre violência doméstica

Iniciativa busca preparar profissionais dos Cras e Creas para orientar as mulheres que buscam atendimento nestas unidades

Equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que atuam diretamente no atendimento a vítimas de violência doméstica, estão sendo treinados para facilitar o acesso da população mais vulnerável aos canais de proteção.

A ação faz parte de uma articulação entre Prefeitura de Boa Vista, Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), que realiza trabalhos junto às mulheres imigrantes no Estado. 

O chefe de escritório do Unfpa, Igo Martini, explicou que esse trabalho busca preparar assistentes sociais para que elas possam explicar para as mulheres em situação de vulnerabilidade como funcionam os serviços da justiça estadual.

“É um trabalho que visa capacitar as redes de apoio sociais, para que possam atuar com temas de proteção e direitos da mulher e também sensibilizar sobre assuntos importantes como a atenção à saúde sexual”, pontuou.

A chefe do setor de enfrentamento da violência doméstica do TJRR, Aurilene Mesquita, conta que as oficinas capacitam os servidores para melhor compreenderem a complexidade e o fenômeno da violência doméstica. “Também para instruir as redes de apoio para levar essa informação da maneira mais apropriada para a população”, disse.

A palestra mais recente sobre o tema foi realizada na última sexta-feira (25), e novas capacitações estão previstas para os próximos meses.