Cotidiano

Governo lança edital para professores com 650 vagas

Governador Antonio Denarium afirmou que o objetivo é contratar professores já para o ano letivo de 2022

O Governo de Roraima vai lançar nesta quarta-feira (30) o edital do concurso público para contratação de professores para a Educação Básica em Roraima. 

Serão ofertadas 650 vaga spara a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed).

A banca responsável pelo certame é o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).

Em reunião com o representante do IBFC, o governador Antonio Denarium afirmou que o objetivo é contratar professores já para o ano letivo de 2022. 

As vagas são para educação básica não indígena, para as áreas de Português, Inglês, Espanhol, Educação Física, Artes, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Ciências Biologicas. 

Também já foi definida a a banca responsável pela organização do concurso público para contratação de professores da Carreira de Magistério da Educação Indígena: o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistência Nacional).

Serão ofertadas mil vagas, mas o edital ainda não foi anunciado.

Demanda antiga

O concurso público é uma demanda antiga dos professores. O último certame  realizado pelo Estado ocorreu em 2007. 

Em 2018, após o cancelamento de um processo seletivo, o Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) determinou a realização de concursos públicos para professores substitutos que atendam as escolas de ensino médio, básico e integrado à educação profissional. 

De acordo com os acórdãos 039 e 040/2018, a Secretaria de Educação descumpriu, na época, o prazo pactuado no Termo de Ajustamento de Conduta (PAC), firmado com o Ministério Público Estadual, em que se comprometeu a realizar concurso público para o cargo de professor, o que não ocorreu no prazo.