Cultura

Projeto faz projeção em imagens em apartamentos no Cidade Satélite

Imagens de crianças e jovens com máscaras foram produzidas de forma arte educativa

Imagens de crianças e jovens com máscaras produzidas de forma arte educativa foram projetadas em paredes de apartamentos no bairro Cidade Satélite durante esse final de semana. As imagens foram produzidas pelas próprias crianças e jovens da comunidade do Alto do São João no Bairro de Pituaçu, na Cidade de Salvador-BA, seguindo todos os protocolos de segurança diante da pandemia. 

De acordo com o idealizador da ação Fabiano da Silva, Gestor Artístico Pedagógico e Coordenador da A+Comunidade, o projeto faz parte de sua Tese de Pesquisa e Vivência Ação “Observação da Infância na Ocupação de Espaços Públicos, Culturais, Privados e Não Convencionais”.

“A realização dessa proposta artística pedagógica de conscientização para o uso de máscara e um novo olhar para a educação do Brasil no que tange o retorno as aulas presenciais diante da pandemia unindo as periferias de Salvador-BA e Boa Vista-RR, onde são projetadas imagens em dimensões de grande escala geométrica por vídeo map é uma ação coletiva que envolve arte educadores das duas cidades” disse.

Segundo Fabiano, a ação não teve divulgação prévia de horário e local justamente para não gerar aglomerações e mantermos o distanciamento social. 

A ação de construção artística lúdica das máscaras foi realizada com produção de  Educador e Advogado Marcel Munhoz, o Engenheiro e Artista Plástico Neto Maia, a Fotógrafa Manuela Cavadas, representantes do Projeto Arte da Gente, além do apoio da Escola Municipal Piratini, do Centro de Cultura Gaúcha da Bahia, da Nutricionista Loíde Neves e das educadoras sociais, Luci Lourencini, Vera Ferreira e Joelma Santos.

Por meio do intercâmbio artístico pedagógico promovido pelo Gestor Artístico Pedagógico Fabiano da Silva, foi realizada uma parceria com o Coletivo Puxirum (Boa Vista e Manaus), representados nesta ação pelo Artista e Educador Social Ycaro Rabelo e a Educadora Ecofeminista Gyulle Teixeira. 

“Importante ressaltar que essa ação não conta com patrocínio nem apoio público/privado, é uma ação da sociedade civil para a sociedade civil com o objetivo de conscientizar as crianças e adultos para a importância do uso de máscaras tendo a arte como viés de resistência, assim Salvador e Boa Vista dão as mãos para mostrar suas inquietações sociais diante das mais de 500 mil mortes pelo covid-19 no Brasil” relatou.

Crianças Protagonistas que integram com a potencia de suas imagens esse projeto:
Douglas, Denise, Maria Luiza, Jamile, Janderson, Adriano, Estér, Pablo, Angelina, Luamar, Pâmela, Viviane, Abraão, Alice, Lohanna, Leandro, Juliana, Breno, Albert, Miguel, Rebequinha, João Vitor, Milena.