Vitória Silva de Almeida, 21 anos, é de Roraima. Ela é esse tipo de atleta que, quando é craque de bola desde cedo já costuma ir logo para as categorias de base de um clube de futebol.
Atualmente ela joga como atacante no Esporting Clube de Braga, em Portugal, e tem como empresário o ex-goleiro Júlio César, que por anos jogou pela Seleção Brasileira de Futebol, e mora em Lisboa, capital portuguesa. A atleta é patrocinada pela Adidas.
Mas o início da carreira dela, de atleta jogadora de futebol, foi comum a muitas meninas que um dia sonham em jogar profissionalmente. “Eu tinha 10 anos quando comecei a jogar futebol de salão e joguei até os 15 anos. Depois fui para o futebol de campo e joguei até os 17 anos no Atlético Roraima, sendo treinada por Bennaz Ratz”, contou Vitória.
Ainda com 17 anos veio a grande oportunidade. A atleta, que já se destacava em Roraima, foi para Manaus (AM) participar de uma peneira para integrar a seleção brasileira feminina de futebol sub-20. “Eram 350 meninas e eu fui a única selecionada”.
Como jogadora da seleção brasileira, Vitória disse que a equipe não participou de competições oficiais, somente de treinos e jogos amistosos. Mas, quando se é craque de bola, tudo acontece quando menos se espera.
Ainda em Manaus, a atleta roraimense também se destacou, e a partir daí foi um pulo para conquistar o mundo. Na capital amazonense, Vitória teve a oportunidade de ser empresariada e os homens do mundo dos negócios no futebol a levaram, já com contrato fechado de um ano, para jogar no Okinawa Football Club, no Japão.
Com o fim do contrato, recebeu propostas para ficar no clube, mas não aceitou, e retorno para Roraima, fazendo pré-treinos. “Enquanto estive com minha família em Boa Vista, analisei mais propostas e uma delas era bastante atraente. Era pra China, e lá fui eu, com um contrato assinado para jogar por dois anos. Aí começou a pandemia e voltei para o Brasil. Mesmo com contrato vigente com o clube da China, fui liberada e hoje jogo no Esporting Clube de Braga, em Portugal”, comentou Vitória.
Além de mostrar que é craque de bola, Vitória disse que também tem propostas para se naturalizar na China e em Portugal, “mas ainda não me decidi, estou analisando”. Além de falar o português, a atleta roraimense fala inglês, espanhol, japonês e chinês.
Ao conquistar espaço em uma modalidade esportiva tradicionalmente masculina, Vitória comentou que sempre teve consciência de que tinha e tem talento. “E as coisas foram acontecendo naturalmente, sem correria. Eu sempre digo às meninas que sonham em ser jogadoras de futebol que têm que se esforçar, se dedicar, e deixar que tudo acontecerá no seu tempo”. Vitória está de viagem marcada para este domingo (04), para Portugal.