As condições precárias das instalações físicas onde funciona a escola estadual indígena Paulo Isaac, que atende crianças da comunidade Teso Vermelho, em Normandia, motivaram a deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) a pedir ao Governo do Estado a construção de um prédio para atender os alunos de Ensino Fundamental da região.
Para a parlamentar é uma questão de segurança dos alunos e profissionais que atuam na unidade escolar. “O Estado precisa garantir condições dignas para atender as demandas da comunidade escolar, e contribuir com a conservação do patrimônio público. Para isso, precisa providenciar com urgência a construção do espaço físico dessa escola”, disse.
Lenir comentou que as crianças estudam em um espaço onde não existem salas de aulas, banheiros, telhados, bebedouros e nem instalações elétricas. “É inadmissível para a dignidade do ser humano a situação em que se encontra essa escola, e tenho certeza que diante do relatório que apresentamos com todas as informações necessárias e imagens, o Governo do Estado fará o necessário para garantir o conforto e desenvolvimento educacional desses estudantes”, ponderou.
Outra indicação apresentada pela deputada essa semana trata da construção de um muro na escola estadual indígena Tuxaua Evaristo, na comunidade Xumina, também em Normandia. Na justificativa, ela informa que a escola atende cerca de 180 alunos de Ensino Fundamental e Médio, e que o muro vai coibir a ação de vândalos, além de garantir a proteção e integridade física de toda a comunidade escolar.