Mais 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serão disponibilizados no Bloco E do Hospital Geral de Roraima (HGR) até o final desta semana. A medida visa reforçar o atendimento de pacientes acometidos pela covid-19.
A medida foi anunciada pelo governador Antonio Denarium (sem partido) nesta terça-feira, 06. Na ocasião, o gestor afirmou que o Poder Executivo está atento às medidas que precisam ser tomadas para garantir o atendimento que a população necessita.
“Essa é a maior preocupação do nosso governo e é por isso que não temos medido esforços para promover as mudanças que a saúde precisa”, enfatizou o governador Antonio Denarium.
USO IMEDIATO – De acordo com o secretário de saúde, Airton Cascavel cinco leitos já estão sendo utilizados e os outros começarão a ser usados o mais rapidamente possível.
“Os leitos já estão preparados e todos equipados, pois já fizemos a contratação de mais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que estarão se apresentando no HGR. A partir desta terça-feira, a equipe médica também está sendo organizada e montadas as escalas”, esclareceu o secretário.
Para o diretor-geral do HGR, Anderson Dalla Benetta, a abertura de mais leitos é fundamental para apresentar a resposta que a pandemia requer nesse momento. “Essa nova UTI que está sendo montada é importante, pois infelizmente os casos de covid estão aumentando sim e principalmente casos graves de covid. Por isso é importante abrir estes leitos para ter uma condição de retaguarda, caso haja necessidade e ter uma quantidade suficiente para atender a população”, complementou.
Medidas de controle e prevenção ainda devem ser mantidas
O diretor reforça que mesmo com a ampliação dos números de leitos, a população precisa colaborar. Para ele, o que se tem observado é que as pessoas ainda não estão conscientes e acham que a pandemia já acabou.
“Observamos que tem muita aglomeração, bares lotados e festas, como se a vida já tivesse voltado à normalidade e a covid acabado. É importante que as pessoas entendam que estamos em uma pandemia, com casos graves subindo, por isso é preciso a conscientização da população para entender que a pandemia não acabou e as medidas de segurança e prevenção devem ser mantidas e redobradas nesse momento”, reforçou Benetta.