Cotidiano

Apicultores são contemplados com 460 caixas-colmeia

Produção de mel em 2021 pode chegar a 300 toneladas

Um produto com propriedades nutritivas e terapêuticas, o mel é um importante componente da alimentação humana, contribui no aumento da imunidade e fortalecimento do sistema imunológico e a apicultura vem se consolidando como uma das atividades mais relevantes no agronegócio roraimense.

E com o objetivo de impulsionar o crescimento do setor, o Governo do Estado realiza, por meio da Desenvolve Roraima, o financiamento de caixas-colmeia, cuja terceira remessa foi entregue em junho.

Com esta entrega, os apicultores associados à Associação Setentrional dos Apicultores (ASA) já somam mais de 1.100 caixas recebidas e se preparam para o aumento de produtividade na próxima safra.

“A minha gestão trabalha pelo desenvolvimento de Roraima, com o fortalecimento do setor privado, para que haja geração de emprego e renda e o governo deixe de ser o maior empregador do Estado”, enfatizou o governador Antonio Denarium.

 Segundo Josias Rufino, apicultor e presidente da ASA, as novas colmeias impulsionarão o setor econômico do Estado, já que irão aumentar as rendas dos apicultores e os apicultores vão investir no mercado local, o que é de praxe.

O momento é promissor para a atividade apícola. Com o investimento do Governo de Roraima no fortalecimento do setor, a projeção de produção de mel para 2021 é de até 300 toneladas. No ano passado, o montante chegou a 180 toneladas do alimento.

Rufino destaca também o interesse do Governo em apoiar o segmento. “Nunca ninguém viu um Governo se preocupar com a apicultura no Estado de Roraima, e hoje não, hoje ele se preocupa e fala do nosso mel”, disse. “A gente recebe pessoas que têm interesse em entrar para a apicultura porque ouviu o nosso governador [Antonio Denarium] falar em alguma reunião”.

 Este investimento feito na apicultura também movimenta outros setores, como o da indústria, pois as caixas-colmeia são fabricadas por fornecedores locais.

 O presidente da Desenvolve Roraima, Adailton Fernandes, fala sobre a relação entre os setores produtivos. “Houve um compromisso por parte do Governo em alavancar o agronegócio dentro do Estado e, por isso, a aplicação de recursos na apicultura deve abranger as demais atividades que envolvem toda a cadeia produtiva, gerando desenvolvimento econômico e social”.

 É neste contexto de geração de riquezas e melhoria na qualidade de vida que a apicultora Maria da Silva, recebeu com a alegria as novas caixas. “Quero agradecer muito o Governo do Estado por ter dado essa oportunidade para nós produtores, para aumentar nossa produção. É uma felicidade grande para mim nesse momento, porque eu sei que vou aumentar minha produção, minha renda, e estou muito feliz”, frisou.

 Produtor de mel há um ano, o apicultor Lucas Leite fala sobre a experiência que vem adquirindo na área: “Entrei no ramo para ganhar experiência, ter conhecimento mesmo. Comecei com 20 caixas e já consegui ter uma boa rentabilidade. E se não fosse o apoio do Governo de Roraima, a gente não tinha como dar esse up de 20 caixas para 92 unidades. Eu não tinha capacidade financeira para isso, então o Governo nos ajudou bastante por esse lado”, declarou.

A capacidade produtiva e de vendas do mel atraiu Raimundo Leite Neto para o setor da apicultura há um ano, e segundo ele, esta é uma oportunidade para gerar renda.

“Temos em vista muitos projetos para que possamos, assim, ter um bom desenvolvimento, um bom trabalho, para que possamos também ter uma boa produção de mel e levar ao estado uma boa qualidade de vida”, afirmou.

 Segundo Fernandes, a Desenvolve Roraima, alinhada às diretrizes do Governo, identifica e atende as demandas dos setores produtivos, direcionando os recursos, principalmente, aos micros e pequenos negócios.