Esporte

Escola do Atleta tem 562 inscritos

O número supera as 450 vagas ofertadas. O projeto terá como professores grandes nomes do futebol local, além do ex-jogador da seleção brasileira Josimar

Até mês passado, o professor Rosivaldo Lima, o Peteleco, trabalhava com a formação de jogadores na franquia local do Vasco da Gama. Lá, ficou por três anos. Neste período, ajudou a revelar, pelo menos, sete jogadores, que chegaram a atuar na base do clube carioca.

Peteleco, de 48 anos, que também foi jogador, com passagens por Baré, São Raimundo, Náutico e Atlético Roraima, onde foi tricampeão estadual, e teve a carreira interrompida precocemente, aos 30 anos, devido a uma grave lesão no tornozelo, agora tem pela frente o desafio de descobrir novos talentos no projeto Rede Cidadania (modalidade de futebol), popularmente chamado de Escola do Atleta.

O programa, do Governo de Roraima, que será executado por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), tem por objetivo dar oportunidade a crianças e adolescentes entre nove e 16 anos que desejam tornar-se um jogador de futebol, mas que não têm como pagar uma escolinha particular.

Inicialmente, foram ofertadas 450 vagas, porém, a procura foi maior, e o projeto recebeu 562 inscrições. Segundo a Setrabes, “a grande procura foi entendida como uma resposta positiva ao projeto e, em respeito a todos os pais que procuraram os locais de inscrições, todas as crianças e adolescentes serão atendidas”.

A ideia de ensinar jovens atletas de baixa renda agradou Peteleco, que preferiu deixar o cargo na escolinha do Vasco. “É uma oportunidade de descobrir muitos jovens talentos que a gente não conhece no nossofutebol. Tem muita gente carente que não pode pagar uma escolinha”, destacou.

Além de Peteleco, a Escola do Atleta terá como professores grandes nomes do futebol local, como Waldemar Caldas, o Vado, Cacau, Furtado, Emerson e Pica-Pau. Mas a maior estrela é o ex-jogador da seleção brasileira, Josimar, que jogou a Copa do Mundo de 1986, no México.

Também integram a equipe do projeto profissionais de Pedagogia, Assistência Social, Psicologia e Nutrição, responsáveis por atividades lúdicas e pedagógicas e de assistência de saúde aos alunos.

O lançamento da Escola do Atleta será no dia 11 de julho, em local ainda a definir.

As aulas iniciam já no dia 13, e serão ministradas no estádio Ribeirão, e nos campos do Careca e Campo Rei Pelé. As atividades serão executadas de segunda à quinta-feira, pela manhã (das 8h às 11 horas) e à tarde (das 16h às 18 horas).

Antes do início das atividades, os alunos passarão por um exame biométrico (peso, altura e medidas) e avaliações médicas.