Política

Revisão anual de servidores é autorizada pela LDO 

Projeto com as diretrizes orçamentárias para 2022 permitem a revisão salarial que não ocorre há cinco anos

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022 foi aprovada hoje (15) na Assembleia Legislativa de Roraima. O texto enviado pelo Governo do Estado autoriza a revisão geral da remuneração dos servidores públicos dos poderes estaduais. 

A revisão geral anual é um direito previsto na Constituição para compensar perdas devido à inflação de cada ano. No Poder Executivo, por exemplo, a última revisão foi concedida em 2016, em percentual de 4,5%. 

“Ficam autorizadas a revisão geral das remunerações, subsídios, proventos e pensões dos servidores ativos e inativos e pensionistas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas, do Ministério Público, da Defensoria Pública, e do Ministério Público de Contas, cujo percentual será definido em lei específica”, diz o artigo 55 do Projeto de Lei 103/2021, enviado pelo Governo do Estado e aprovado pelos deputados. 

Equilíbrio

Segundo o Governo do Estado, a LDO dos últimos dois anos foi apresentada em desequilíbrio, e para o ano que vem, a gestão estadual não vai trabalhar no vermelho, como nos anos anteriores. O Estado prevê acréscimo nas receitas do Estado, o que, segundo o governo, resultará em um orçamento equilibrado.

De acordo com Diego Prandino, secretário adjunto de Planejamento e Desenvolvimento, o dado mais marcante do PLDO 2022 é que o Poder Executivo terá condições de apresentar uma lei orçamentária equilibrada. Ele destacou que o setor de assistência social terá uma atenção especial. Isso porque deverá ser dada mais assistência à população que perdeu empregos e renda durante a pandemia.

Orçamento

Após a votação da LDO, o próximo passo é a discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA), que detalha o orçamento anual do Estado, com base nas prioridades previstas na LDO. 

Esta discussão na Assembleia Legislativa deve iniciar após 30 de setembro, prazo para envio do projeto ao Legislativo.

Recesso

A LDO foi o último projeto votado antes do recesso parlamentar. As atividades legislativas serão retomadas no dia 15 de agosto. 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.