De 22 a 27 de junho, o Cinesesc realizará a Mostra de Cinema Orson Welles. De segunda até sábado, sempre às 20h, os amantes da sétima arte poderão conferir filmes dirigidos e atuados pelo cineasta americano. A classificação indicativa é 16 anos e a entrada é franca.
As exibições começam na segunda-feira, 22, com o filme “A Marca da Maldade”. Na terça-feira, 23 o filme “Don Quixote”, trabalho cinematográfico da obra literária comercializada há mais de 400 anos. No dia 24, quarta-feira, será a vez de exibir o filme “F for Fake”, outro filme da notável carreira de Orson.
No dia 25, quinta-feira, será exibido o filme “Mr. Arkadin”. Na sexta-feira, 26, será a vez do filme “The Lady from Shanghai”. A última sessão será no dia 27, sábado, com o filme “The Magnificent Ambersons”.
Orson Welles (1915-1985)
George Orson Welles (1915-1985) nasceu em Kenosha, Wisconsin, no dia 6 de maio de 1915. Órfão quando adolescente, começou a estudar e pintar com 16 anos. Na época, também passou a atuar no teatro, o que levou a criar uma companhia.
Fez carreira no rádio, onde se destacou, em 1938, na Rádio CBS, ao dramatizar com realismo, o texto “A Guerra dos Mundos”, um clássico da ficção de H. G. Wells, onde marcianos haviam chegado à terra e estavam em Nova Jersey.
Milhares de pessoas entraram em pânico e começaram a fugir de suas casas. A repercussão do evento foi tão grande que Orson fechou um contrato milionário com Hollywood, para fazer dois filmes, com liberdade para dirigir e atuar.
Orson Welles recebeu grande influência de cineastas como Griffith e Eisenstein. Estreou no cinema com o famoso filme “Citizen Kane” (Cidadão Kane, 1939), no qual escreveu, dirigiu e atuou.
A obra foi considerada uma das maiores de toda a história do cinema. Cidadão Kane também serviu como marco cinematográfico por conta das realizações estéticas, a narrativa não–linear e edição bastante sofisticada para a época.
Foi o ganhador do “Oscar de Melhor Roteiro”. O filme foi baseado na história do empresário da comunicação e milionário decadente William Randolph Hearst, o qual causou problemas para o cineasta, recebendo a fama de “maldito”.
Outros filmes de grande importância foram: “Soberba” (1942), “Macbeth” (1948), “A Dama do Cine Shangai” (1947), “A Marca da Maldade” (1958) e o “Processo” (1962).
Orson Welles morreu vítima de ataque cardíaco, na Califórnia, no dia 10 de outubro de 1985.
Confira a Programação:
A Marca da Maldade
Data: 22/06/2015
Sinopse: Desfrute a atemporal obra-prima de Orson Welles, completa e sem cortes, em versão restaurada. Este film-noir é um retrato excepcional da corrupção e obsessões morais, estrelado por Welles como Hank Quinlan, um chefe de polícia desonesto que arma uma cilada para um jovem mexicano como parte de uma intricada trama criminosa.
Charlton Heston é um honrado investigador mexicano de narcóticos, que se choca com o intolerante Quinlan, após investigar seu condenável passado. Um inesquecível elenco de apoio. Obra prima indiscutível.
Duração: 89 minutos.
Classificação:16 anos
Don Quixote
Data: 23/06/2015
Sinopse: Aclamado pelos críticos como um dos maiores cineastas de todos os tempos, Orson Welles era obcecado pelo romance Don Quixote, de Miguel de Cervantes, mas nunca conseguiu terminar o seu filme. Após dez anos de conturbadas filmagens, seu projeto permaneceu inacabado.
Aqui, personagens de Don Quixote e Sanxo, Viajam pela Espanha dos anos 60, descobrindo as pessoas e seus costumes. Destaque para a corrida de touros, que tanto apaixonava Welles, sem deixar de lado as tradições populares como as festas dos mouros e dos cristãos, ou procissões religiosas.
A excepcional interpretação de Reiguera e Tamiroff, assim como a aparição do próprio Welles, em algumas cenas, tornam este filme imprescindível. O mestre Jess Franco dividiu a direção com Welles.
Duração: 116 minutos
Classificação:16 anos
F for Fake
Data: 24/06/2015
Sinopse: Nesse último filme dirigido por Orson Welles, ele desmistifica um grupo de falsificadores. Elmyr de Hory, perito em cópias de quadros famosos, e seu confidente Clifford, responsável pela biografia de Howard Hughes que é lembrada como a maior falsificação da década de 70.
Welles se coloca em meio aos dois e desvenda as verdades e mentiras existentes nos diversos tipos de arte. Para muitos, ‘F for Fake’ é a melhor defesa de Welles contra as acusações de ele teria se apropriado do roteiro de ‘Cidadão Kane’. Welles – criou esta esse filme a partir de um documentário de François Reichenbach – onde demonstra a natureza ilusória da autoria e da verdade.
“Obra prima (…) o mestre mescla ficção e realidade para soltar um discurso sobre as falsificações e a arte que segue sendo válida mesmo quando se “falsifica” (um filme atemporal e impressionante)” Toni García: El Diário – “Um dos dez melhores filmes dos anos 70.” François Truffaut
Duração: 88 minutos
Classificação: 16 anos
Mr. Arkadin
Data: 25/06/2015
Sinopse: ecos de “Cidadão Kane” ressoam através desta menos conhecida ainda que brilhante obra de Orson Welles (“A marca da maldade”, “A Dama de Shangai”).
Escrito, dirigido e estrelado por Welles, “Mr. Arkadin” é uma fábula sobre a inocência perdida. Reclamando de amnésia, o milionário Arkadin contrata o quase detetive Guy Von Straten para investigar seu passado.
Quando a procura de Straten por todo mundo revela a sórdida origem da fortuna de Arkadin, testemunhas começam a morrer. O mistério soma-se ao suspense junto à música de Paul Misraki. A direção é puro Welles, com ângulos de tirar o fôlego, e detalhes visuais impressionantes.
A elite dos atores do cinema, incluindo Michael Redgrave, transformam pequenos papéis em grandes personagens, enquanto a bravura da interpretação de Welles leva a fábula a sua chocante conclusão.
Esta é a versão européia, original sem cortes, lançada sete anos antes da edição feita para os EUA, que foi intitulada: “Confidencial Report”.
Duração: 99 minutos
Classificação: 16 anos
The Lady from Shanghai
Data: 26/06/2015
Sinopse: The Lady from Shanghai conta a história narrada e protagonizada por Michael O’Hara, envolvido em um caso escabroso por uma loira misteriosa, Elsa, por quem se apaixonara.
Elsa e o marido, o famoso promotor criminal Arthur Bannister, chegam a Nova Iorque de Xangai. Seguem viagem para São Francisco, via Canal do Panamá, a bordo do barco de Michael.
Durante a viagem, se junta ao casal o parceiro de Bannister, George Grisby induz Michael a ajudá-lo a forjar sua morte para receber o seguro de vida. Michael planeja com Elsa depois que Grisby lhe pagar a sua parte.
Mas quando Grisby é encontrado morto, Michael é acusado do homicídio. No clímax do filme, acontece um tiroteio dentro de uma casa de espelhos em um parque de diversões. Obra prima absoluta.
Duração: 89 minutos
Classificação: 16 anos
The Magnificent Ambersons
Data: 27/06/2015
Sinopse: A família Amberson reluta em acompanhar as transformações que a rodeiam em Indianópolis, no final do século 19. Uma mulher desperdiça sua vida ao deixar de casar com sua grande paixão por dois motivos: o primeiro, em razão de uma serenata na qual houve um pequeno acidente, que fez com que ela se sentisse ridícula e acabasse se casando com um homem que não amava; o segundo, a interferencia do único filho na vida da mãe. quando este homem, agora viuvo como ela tenta se reaproximar, o filho, por pura estupidez bate a porta na sua cara. Obra prima incontestável.
Duração: 88 minutos
Classificação: 16 anos
Fonte: Ascom/Sesc-RR