Cotidiano

Pacientes vão passar a ter acesso à prescrições e receitas virtuais no HGR

As informações podem ficar registradas no sistema da unidade e ser enviadas diretamente para o celular do paciente ou da farmácia

Os pacientes do Hospital Geral de Roraima (HGR) passarão a contar com prontuário eletrônico e ter acesso às informações de prescrições, receitas e outros serviços de forma virtual. As informações poderão ficar registradas no sistema da unidade e ser enviadas diretamente para o celular do paciente ou da farmácia, para saber se o medicamento prescrito está disponível.

A nova ferramenta já está sendo implantada, sendo iniciada pelo Bloco B do HGR e irá se estender de forma gradual para toda a unidade até o mês de agosto. Segundo o Governo do Estado, o procedimento foi adotado no HGR em razão da unidade ser a principal no atendimento de casos de alta complexidade, atendendo pacientes da Capital, dos municípios e até pessoas de outros estados e países. Somente nos últimos dois anos foram realizados 124.305 atendimentos na unidade hospitalar em diversas áreas.

A expectativa é que com as informações concentradas no sistema, será possível dar uma resposta mais rápida ao paciente, visto que o prontuário poderá ser acessado de maneira simultânea em diversos setores.

“Uma das vantagens é que vai melhorar o atendimento de forma direta. O médico poderá consultar rapidamente se o remédio que está prescrevendo tem na farmácia. Vamos conseguir melhorar a saúde de Roraima, tenho certeza”, explicou o governador Antonio Denarium (sem partido).

INVESTIMENTO – Para adequar a unidade e iniciar o procedimento de informatização, foi necessário a aquisição de equipamentos, readequação na rede de energia e capacitação dos servidores que vão operar o sistema.

“Estamos empenhados em buscar as condições para que as mudanças ocorram, respeitando claro as normas legais e garantindo o respeito e o zelo que o serviço público merece”, explicou o secretário estadual Airton Cascavel.

De acordo com o diretor geral do HGR, Anderson Dalla Benetta, a unidade será a primeira em Roraima a ter o sistema totalmente informatizado, o que vai resultar em uma melhora nos fluxos e no funcionamento do hospital de forma geral, além de outras grandes vantagens que o sistema proporciona.

“A modernização é fundamental para o serviço público, pois evita vícios e possibilita que os serviços sejam realizados de maneira mais otimizada e eficaz”, completou Benetta.