O Comitê Gestor do Programa “Crack, é possível vencer” discutiu esta semana na Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública), as ações integradas que serão implementadas no enfrentamento às drogas.
O Estado aderiu ao programa federal em 2013 e somente agora é que as iniciativas estão sendo assumidas pelo governo.
Participaram das discussões, representantes da Setrabes (Secretaria Estadual de Trabalho e Bem Estar Social), Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos), Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.
CUIDADOS
O programa “Crack, é possível vencer” é baseado nos eixos de autoridade, cuidado e prevenção. Entre as ações, tramita a implantação do consultório de rua e do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) infantil e adulto.
Sobre os leitos especializados em enfermarias de hospital, foi esclarecido que estão próximos do cadastramento (11 no Hospital Geral de Roraima, cinco em Rorainópolis e quatro em Pacaraima), e que o direcionamento para o programa é devido ao uso preferencial de pacientes em crise de abstinência.
O programa prevê também um Caps 24 horas no bairro dos Estados, que atenderá dependentes de álcool e entorpecentes, e unidades de acolhimento para adultos e crianças, além da participação de comunidades terapêuticas para receber quem precisa de tratamento.
Os trabalhos conjuntos dos órgãos envolvidos no programa também exigem a elaboração de relatórios periódicos e balanço anual.
Fonte: Secom-RR