Na noite do último sábado, 20, no Parque das Piscinas da Vila Olímpica Roberto Marinho, a Aquática Marinho/Assopbm levantou o troféu de campeã geral da terceira Copa Roraima de Natação. A equipe, comandada pela técnica Astréa Teca Marinho, venceu com 942 pontos, apenas 18 a mais que a vice-campeã Apabv/6º BEC. A Vila Olímpica/Fetec ficou em terceiro, com 46, seguida pelo Sinpol, estreante em torneios da Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar), com 11.
“Eu só tenho a agradecer os atletas, porque sabemos que, por ser uma competição Absoluta, é muito importante e foi muito difícil. Só quero agradecer a parceria da Fuer (Federação Universitária de Esportes de Roraima), que trouxe os acadêmicos de Fisioterapiapara atender a Aquática Marinho, agradecer a diretoria da Assopbm, pela estrutura da piscina (do nosso clube), e aos pais e amigos da natação”, declarou Teca Marinho.
Na classificação das categorias Mirim e Petiz (até 12 anos), a Apabv foi a vencedora, com 557 pontos, seguida pela Aquática Marinho, com 442, e Vila Olímpica, com 59.A competição, que reuniu mais de 100 nadadores, teve 26 recordes quebrados.
Entre os destaques da competição, estão quatro atletas da família Amorim, da equipe da Apabv. Os irmãos Eduardo Amorim (Sênior – 20 a 24 anos) e Kaio Amorim (Petiz – 11 a 12), fecharam como os mais eficientes do torneio por terem sido os maiores pontuadores. Elesficaram em primeiro e segundo lugar na pontuação geral, com 79 e 74 pontos, respectivamente.
Eduardo, que nadou na categoria Absoluta (Infantil a Sênior), além de obter o maior índice técnico do campeonato (815) que o credencia para o Campeonato Brasileiro, também foi o maior recordista, ao bater cinco marcas (50 metros livres, 100 metros costas e livres, 200 metros livres e medley).
Nos 50 metros livres, fechou com 23s92, superando a marca que pertencia a ele mesmo (24s83), obtida em 2014. Mas o maior feito foi conquistado nos 100 livres (54s18), onde também foi recordista estadual. A marca anterior nesta prova era 54s53, de Thiago Riker, alcançada no ano passado.
“Não foi uma das melhores (competições estaduais para mim), mas foi muito gratificante participar dessa. (Os 50 metros livres) não é a minha (melhor) prova, mas consegui fazer os 23s92que eu estava tentando. E hoje (sábado) eu consegui bater esses recordes e foi bom demais”, comentou Eduardo.
Kaio, da categoria Petiz (11 e 12 anos), baixou quatro tempos do campeonato (50 metros livres e borboleta e 100 metros livres e costas). O maior feito do atleta foi alcançado nos 100 metros livres, onde fechou com 1min13s27, quase 13 segundos a menos que os 1m33s52 de Pablo Demétrio, obtido em 2013.
Da mesma família, o primo de Kaio e Eduardo, João Davi Amorim, da categoria Mirim (até 10), quebrou a marca dos 50 metros costas, ao terminar com o tempo de 55s19. Também primo dos atletas, Lázaro Guilherme Silva, da Petiz, não quebrou recorde, mas foi ao pódio nas duas provas que disputou – ficou em terceiro lugar nos 50 metros livres e segundo nos 200 metros livres.
Para a presidente da Fedar, Gilda Hupsel, a disputa acirrada entre a Aquática Marinho e a Apabv, e os recordes batidos na competição mostram a evolução da natação roraimense. “A diferença de um clube para o outro foi pequena no Absoluto. Quer dizer que tanto um clube como outro estão melhorando. Nós ainda tivemos várias quebras de recordes, e isso mostra que os atletas estão melhorando”, declarou.
Também estiveram entre as atrações do torneio, os atletas Kleberson Silva e Meyre Jane Souza, da Apabv, que irão disputar, a partir de quarta-feira, 24, o Campeonato Brasileiro de Natação da categoria Infantil (13 a 14), em Belém. O nadador fechou a Copa Roraima com o quinto melhor índice técnico masculino (616), enquanto a atleta ficou com o segundo melhor índice feminino do torneio (587).
MAIS EFICIENTES GERAL – Masculino: 1º Eduardo Amorim, 79 pontos; 2º Kaio Amorim, 74; 3º Leonardo Portela Souza (Aquática Marinho/Mirim), 50. Feminino: 1º Gabriela Martins (Aquática Marinho/Petiz), 62; 2º Diana Gabrielly Melo (Apabv/Petiz) e Aymê Nobre (Aquática Marinho/Infantil), 60; 3º Vitória Maria Guimarães (Aquática Marinho/Mirim), 57.
ATLETAS COM MAIOR ÍNDICE TÉCNICO – Masculino: 1º Eduardo Amorim, 815; 2º Thiago Riker (Aquática Marinho/Sênior), 709; 3º Warllen Engler (Aquática Marinho/Júnior – 17 a 19), 698. Feminino: 1º Aymê Nobre, 599; 2º Meyre Jane Souza, 587; 3º Flávia Cantanhede (Aquática Marinho/Sênior), 563.
APOIO – O evento teve o apoio da Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Defesa Civil e Vila Olímpica.