A laringite, conhecida também como dor de garganta, é uma doença inflamatória que ataca a laringe, localizada na garganta. Para entender melhor como ela surge, quais são os sintomas mais comuns, como afeta a garganta e quais tratamentos são indicados, a FolhaBV conversou com uma especialista.
Segundo a pediatra, Marília Monteiro, o diagnóstico de laringite é muito comum na infância e afeta principalmente a voz, causando uma rouquidão, junto a possíveis dores de garganta, tosse e febre.
“Na maioria das vezes, a laringite é causada por transmissão de gotículas virais, do tipo gripe ou resfriado. Entretanto, é uma doença com duração limitada. Em até seis dias os sintomas somem”, explicou.
Quanto ao tratamento, a profissional de saúde informou que o remédio Corticoide é a medicação mais utilizadas tratar a infecção na laringe, pois, segundo ela, previne internações e melhora a evolução do quadro do paciente
“Além do Corticoide, a nebulização com adrenalina também é usada e tem ação imediata. Ela diminui quase instantaneamente o estridor e os sintomas de falência respiratória”, apontou.
Para prevenir a laringite, é importante ter hábitos de vida saudáveis. Uma das recomendações é ter uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes, que ajudam a imunizar o organismo, prevenindo as infecções.
Aos adultos, também devem evitar agentes nocivos à saúde, como cigarros e bebidas alcoólicas. Descansar a voz e beber muita água também são práticas fundamentais.