Cultura

CTN: Um pedaço do Nordeste em Roraima

Centro de Tradições Nordestinas será lançado nesta segunda-feira, às 10 horas, para apresentação oficial do projeto a autoridades e convidados

Uma conversa de amigos resultou na ideia de criar o Centro de Tradições Nordestinas (CTN), para permitir que a população em Roraima possa apreciar o que há de melhor da cultura nordestina. O projeto será apresentado oficialmente nesta segunda-feira (26), às 10 horas, no Restaurante Riu, localizado na Orla Taumanan. A pretensão é transformar o centro em um ponto turístico.

Para o evento, foram convidadas autoridades estaduais e municipais. A ideia é, após isso, buscar a doação de um local junto a entidades públicas, e posteriormente buscar recursos para a construção.

O presidente de honra do CTN será o produtor de eventos e empresário Bruno Dantas, paraibano que vive há 19 anos em Roraima. Como vice, o centro terá a também empresária e paraibana, Eliene Cardoso, que vive em Roraima há 28 anos.

O centro cultural foi concebido para se tornar um recanto da comunidade nordestina de Roraima, com um trabalho de preservação e valorização da cultura do Nordeste, com música, gastronomia, cultura, fé e ações sociais, inspirado no CTN de São Paulo.


Cartaz de divulgação do evento

De acordo com Bruno Dantas, o objetivo do empreendimento não é o lucro, e não se trata de uma ação com vinculação política, mas sim de preservação da cultura nordestina. Ele explicou que a instituição vai buscar o título de utilidade pública.

“Teremos ação social, um trabalho psicopedagógico no futuro, e dentro teremos até 40 boxes, como lojinhas para comercialização de comida, artesanato, teremos música, já estamos articulando a primeira escola de gastronomia de Roraima dentro do CTN, tudo isso inserido no contexto da cultura local”, explicou.

Confira o vídeo de apresentação do CTN