FAMÍLIA, AMIGOS, faz um ano nesta data que a trajetória do nosso HAMILTON foi interrompida tão abruptamente!
Não existem palavras para mensurar a falta que ele faz! Sua voz inconfundível, seu trabalho contra abusos de autoridade, sua luta pelo cumprimento dos princípios constitucionais da LEGALIDADE, da IMPESSOALIDADE e, principalmente o da MORALIDADE, previstos no art.37 da Constituição Federal, princípios esses constituintes do DEVER FUNDAMENTAL de todo GESTOR PÚBLICO, deixaram suas marcas! Seus adversários o temiam e o respeitavam por sua inteligência, perspicácia e profundo conhecimento das leis. Autodidata e detentor conhecimentos em áreas como em Administração, Direito, Tecnologia da Informação, Lógica, Língua Portuguesa, Inglês, entre outros. Exímio estrategista! Admirável conhecedor da natureza humana! Surpreendente capacidade de vislumbrar situações animosas e/ou perigosas.
Um rábula ao redigir petições e em elaborar defesas espetaculares que beiravam a genialidade!
Imbatível com suas palavras e seus conhecimentos! Criador de um estilo próprio de redação jurídica que é e sempre será sua marca registrada!
Esse foi e sempre será o Hamilton! Homem integro, ímpar e insubstituível! Pessoa assim não morrerá jamais! “Mais do que um amigo fiel e verdadeiro, ele sempre foi um ser humano de coração gigante e de atitudes nobres!”
Sua história política nasceu do desejo de desenvolver o estado em que nasceu, o estado de Roraima!
HAMILTON CASTRO CAVALCANTE, filho de Djalma Magalhães Cavalcante e Luzia das Chagas Castro Cavalcante, nasceu em 05 de novembro de 1946 em Boa Vista, estado de Roraima e 1946 e faleceu em 28 de julho de 2020 aos 73 (setenta e três) anos de idade.
Sua trajetória de luta em defesa da aplicação da lei e da ordem, tem origem no seu caráter e na sua formação:
– Aspirante a Oficial da Reserva de 2ª Classe do Exército, Arma de Infantaria do CPOR – Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, (1964 a 1966);
– 1º Tenente da Reserva de 2ª Classe – Arma de Infantaria do Exército (1966 a 1970);
– Gerente da Divisão de Desenvolvimento do SERPRO / São Paulo – Serviço Federal de Processamento de Dados – 8ª Unidade Regional de Operação (1971 a 1982);
– Gerente da Divisão de Produção do SERPRO / Recife – 4ªURO (1982 a 1995);
– Gerente de Informática do Diário de Pernambuco (1995-1997);
– Coordenador de Informática do Estado de Roraima (1997-2002); Implantou o sistema SIAFEN;
– Suporte Informática na FIERR (2003-2004);
– Secretário Adjunto da Secretaria de Administração – SEGAD /RR (2015);
– Conselheiro Estadual de Saúde – representando a FERBAN;
– ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO, Servidor Público Efetivo do Poder Executivo do Estado de Roraima (2004 a 28/07/2020).
– Idealizador e Fundador do SINTRAIMA (Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo do Estado de Roraima), atuou bravamente na defesa dos interesses dos servidores e pela reforma do plano de cargos e salários.
Em julho de 2013, sua luta por reposição salarial retroativa, referente às perdas salariais dos servidores, acumuladas ao longo de vários anos e pela inclusão de benefícios como vale alimentação, auxílio transporte e plano de saúde, teve apoio de servidores corajosos que fizeram suas reivindicações, permanecendo acampados na Praça do Centro Cívico em frente ao Palacio do Governo por vários dias!
Seu caráter e sua força de vontade permaneceram inabaláveis na luta em defesa dos direitos dos servidores apesar da maneira covarde e traiçoeira com que o tiraram da presidência do SINTRAIMA!
– Sua trajetória política iniciou no ano de 2002, concorrendo a Deputado Estadual pelo PRONA;
– No ano de 2010 concorreu a Deputado Estadual pelo PDT;
– Foi Candidato ao Governo do Estado de Roraima em 2014 pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) nº 50, com o conjunto de propostas de governo para tornar o seu Estado moderno tecnologicamente, combater a corrupção em todos os níveis; equiparar a remuneração e benefícios dos servidores efetivos do poder executivo do Estado de Roraima aos servidores dos outros dois poderes; estabelecer parâmetros técnicos para os cargos comissionados; construir um hospital de clínicas; fornecer suporte técnico para os agricultores da agricultura familiar; asfaltar vicinais; construir e recuperar pontes para escoamento da produção agrícola, dentre outras outras.. Com exíguo tempo na mídia, usou inteligentemente esse espaço para fazer chegar ao conhecimento das pessoas as suas propostas! Sua votação foi muito expressiva, considerando todo o contexto político das coligações para as chapas majoritárias que concorriam no estado. Nesse ano, o PSOL fez coligação apenas com o PSTU.
– Em 2016 concorreu ao cargo de Vereador pelo PC do B;
– No ano de 2018, lutou bravamente para ser candidato ao Governo do Estado de Roraima pelo PC do B, mas foi impedido pelo partido, ficando relegado a segundo plano, restando-lhe apenas a candidatura a Deputado Estadual,dispondo de ínfimos recursos.
Esse é um relato muito resumido sobre essa pessoa que foi tão significante na vida de muita gente! Por fim, pode-se dizer que sua vida foi uma constante e bela luta, repleta de dias belos!
“Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste”. Sigmund Freud