O primeiro curso presencial da Escolegis (Escola do Legislativo) está com inscrições abertas, após mais de um ano oferecendo capacitações e preparatórios exclusivamente on-line. São quatro turmas, cada uma com 100 vagas, direcionada para o concurso público da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos).
Devido ao grande número de acessos às inscrições para o curso preparatório do concurso público da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos) ofertado pela Escolegis, o site da Assembleia Legislativa apresenta instabilidade. Os técnicos já foram acionados para uma rápida solução do problema.
O conteúdo do curso baseia-se nas disciplinas cobradas pela banca no edital: Legislação, Redação, Português, Gramática, Noções de Informática, Didática e Psicologia da Educação. As inscrições são somente nesta quarta-feira (28), a partir da 10h, pelo site da Assembleia Legislativa al.rr.leg.br.
Duas turmas funcionarão no prédio da Escolegis do bairro Liberdade, Avenida Venezuela, nº 1645, e mais duas turmas no prédio localizado na rua Solón Rodrigues Pessoa, nº 1313, no bairro Pintolândia.
Devido à pandemia, além do uso obrigatório de máscaras para acompanhar as aulas, a presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra (SD), esclarece que foram observados os protocolos prevenção contra a Covid-19, para garantir a segurança dos alunos e docentes.
“Não precisa ficar com receio, todos os cuidados foram obedecidos, pois a saúde é prioridade. Nós vamos oferecer um espaço amplo, confortável, seguindo todos os critérios de segurança, como medidor de temperatura, álcool em gel e distanciamento”, frisou a deputada.
De acordo com a diretora da instituição, Fabíola Chaves, que também é professora, ao ofertar um preparatório para o concurso da SEED, a Escolegis também participa de um momento histórico na educação dos roraimenses. “Eu fico emocionada com esse concurso, pois como professora sei a necessidade dele para a manutenção de aulas de qualidade, de formação dos nossos futuros cidadãos”, disse.
O professor Guilherme Peres, responsável por parte do extenso conteúdo de Legislação, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – nº 9.394/96), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8.069/1990) e da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Decreto nº 7.611/2011), garante que o aluno encontrará professores preparados para auxiliar, sobretudo, aqueles que estudam sem orientação adequada.
Além disso, assegura um lugar propício para quem não possui home office, equipamentos eletrônicos e velocidade de internet adequados, por exemplo.
Contudo, o professor é categórico de que independentemente do método escolhido, presencial ou remoto, o que é determinante para a provação continua a ser dedicação aos estudos. “As aulas presenciais ou remotas são boas, pois cada uma tem vantagens e depende muito do perfil do aluno, mas o importante é estudar”, completou o professor.
A Escolegis continuará a apostar no ensino remoto como forma de garantir a segurança e a inclusão durante a pandemia, mas conforme adiantou a diretora, Fabíola Chaves, a instituição pretende aumentar a oferta do presencial. “Gradativamente iremos retornar com os outros cursos para atender a comunidade”, enfatizou a diretora.
Concurso SEED
As inscrições para o concurso público da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos) estão abertas até o dia 16 de agosto, sendo 650 vagas para o cargo de Professor de Educação Básica em Licenciatura Plena nas áreas específicas: Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.
As provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, têm data de aplicação prevista para o dia 26 de setembro.
O edital com cronograma, conteúdos programáticos entre outras informações sobre o certame, pode ser obtido diretamente no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC): ibfc.org.br.