Cotidiano

Governo empossa 230 novos servidores

Profissionais da saúde de nível médio, técnico e superior irão atuar nos municípios do interior e na Capital

O Governo do Estado empossou, na tarde de ontem, 230 novos servidores que farão parte do quadro efetivo de funcionários na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). A cerimônia ocorreu no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), onde profissionais da saúde de nível médio, técnico e superior dos municípios do interior e da Capital estavam presentes para a admissão.

Os aprovados no concurso aguardavam a investidura nos cargos desde o ano passado. O secretário de Administração, Frederico Linhares, explicou que o governo estava se organizando financeiramente. “Quanto ao orçamento, estava organizado, por outro lado, estávamos nos organizando financeiramente, que são dois aspectos diferentes. Para suportar essas novas contratações fizemos o enxugamento da máquina e conseguimos cumprir esse compromisso”, frisou.

A fisioterapeuta Marcélia Albuquerque esclareceu que já não acreditava na convocação dos aprovados no concurso realizado há dois anos. “Só hoje eu me senti bem. Tive um sentimento de alívio, porque não tinha certeza de que seria convocada. Agora vou começar a trabalhar na minha área de formação, porque é o que eu sempre quis. Estou disposta a ajudar a quem precisar”, disse.

Danúbia Basílio, também bacharel em Fisioterapia, disse que o objetivo é auxiliar o Estado prestando serviços aos Portadores de Necessidades Especiais, idosos e acidentados no trânsito. “Falta profissional de fisioterapia no Estado, por isso a importância da nossa formação. Estudamos muito e agora vamos prestar nossos serviços porque existe uma carência, principalmente no interior”, acrescentou.

Dentre os 256 servidores convocados, somente 230 apresentaram a documentação exigida para a posse. “Há um déficit grande nas unidades de saúde do Estado, por isso enxergamos com bons olhos a convocação e posse desses candidatos. É uma área que requer muita atenção dos profissionais que têm o papel de minimizar o sofrimento das pessoas”, complementou o secretário adjunto de Saúde, Paulo Linhares, destacando que o concurso foi regionalizado e o servidor fez o concurso para as localidades onde vivem ou pretendem exercer o cargo.

Os novos servidores começam a atuar em efetivo exercício de suas funções específicas dentro do prazo legal de 15 dias após investidura como funcionário público estadual. (J.B)