Muitas pessoas não abrem mão de presentear quem ama em datas especiais, até mesmo durante a pandemia, quando o orçamento anda mais apertado. Com a proximidade do Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (8), vale a pena ficar atento às opções de presentes disponíveis no mercado local e iniciar a busca pelo item ideal o quanto antes, fugindo da aglomeração da véspera e também dos altos preços.
A CNC (Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços) já alertou que os preços de produtos que costumam estar na lista de presentes para o Dia dos Pais este ano devem apresentar preços 7,8% mais caros que em 2020.
Para ajudar aqueles que estão com o orçamento comprometido, a professora do curso de Administração da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), Marta Rufino, dá algumas dicas valiosas para o momento de ir às compras.
Não dê um “passo maior que as pernas”
A primeira dica é não gastar mais do que ganha, apostando sempre em uma opção mais em conta. “Dia dos Pais é momento de alegria. Se já estiver com o orçamento comprometido, evite comprar uma TV no carnê, por exemplo, porque isso aumentará as dívidas. Então, opte por itens mais baratos e pesquise os preços. Mas se não tiver dinheiro para um presente, dê atenção, carinho, expresse seu amor. O afeto vale muito mais que bem material”, disse.
Que tal um almoço?
Em tempos de distanciamento social e para evitar gastar muito, mas, ainda assim, garantir uma lembrança especial, os filhos podem investir em um almoço em família. E, caso tenha irmãos, a sugestão da administradora é compartilhar as despesas da refeição.
Personalizados
Outra dica da professora Marta é apostar em presentes personalizados, como cestas de café da manhã, acessórios, camisas ou ainda objetos de decoração como ímãs de geladeira que retratam a família. “Escreva ainda uma linda mensagem. O importante é a demonstração de carinho e respeito que não deve ser só nesse dia e sim, mais nesse dia”, completou.