Inovação e Tech

Folha BV integra produto do Google que fomenta produção jornalística

Iniciativa se destaca pela valorização do jornalismo regional e incentivo a veículos de menor porte

Durante a pandemia, em um contexto no qual a informação de qualidade se tornou ainda mais fundamental, o Google, um dos maiores financiadores do jornalismo no mundo, consolidou seu compromisso de apoiar o acesso a conteúdo de qualidade.

Com a ferramenta Google Destaques, da qual a FolhaBV é participante, a empresa tem ajudado a dar voz a diferentes perspectivas sobre temas cotidianos, dando notoriedade a conteúdo produzido por redações menores e com conteúdos regionais e locais. 

Lançado em outubro de 2020, o Google paga a veículos de jornalismo pela curadoria e licenciamento de conteúdo para que eles possam trazer sua voz e seleção aos produtos de notícias da empresa, apoiadas por um investimento total de US$ 1 bilhão no Brasil e outros nove países.

A diretora de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina, Andrea Fornes, destacou que o Google Destaques gera benefícios para as duas pontas: os usuários ganham conteúdo selecionado, e passam a ter acesso também a artigos cujo acesso seria apenas para assinantes; já os veículos ganham tráfego, engajamento, e fonte de receita, ajuda fundamental, sobretudo em um momento de muita incerteza como o início da pandemia. 

Ela destacou ainda que entre os mais de 800 parceiros, a ferramenta conta desde grandes veículos, de alcance local, até os que produzem conteúdo local, como é o caso da Folha de Boa Vista. “A gente está tentando ter um conteúdo bem diverso e bem inclusivo. Com a pandemia, o conteúdo local se tornou ainda mais relevante, porque as pessoas queriam saber questões que impactam diretamente.  Então a ferramenta tem parceiros grandes, médios, e os mais focados no conteúdo local”, pontuou.

Impactos da pandemia na comunicação


Entre os mais de 45 veículos parceiros do Google no Brasil, estão produtores de conteúdo de abrangência nacional e veículos com produção regional e local, como é o caso da Folha de Boa Vista. (Foto: Diane Sampaio)

O estudo “Os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada”, elaborado em conjunto pela Resultados Digitais, Endeavor, e Pequenas Empresas Grandes Negócios, apontou que 73% das agências de comunicação sofreram impacto negativo em suas receitas durante a pandemia e, do total de respondentes, quase metade teve diminuição em 20% ou mais do faturamento. Essa crise afeta diretamente os veículos de comunicação, pela queda de investimento em publicidade. 

Para o diretor de Inovação e Tecnologia do Grupo Folha BV, Alberto Cruz, este contexto evidencia a importância do aporte do Google, que se tornou fundamental para este momento de crise. “A contribuição através de assinaturas e o licenciamento de conteúdo regional para grandes plataformas se tornou uma saída importante neste momento de retração do mercado, principalmente pelo apoio a veículos locais.” 

Alberto Cruz enfatizou que a credibilidade e a identificação regional são diferenciais da FolhaBV no meio digital. “O mérito da Folha BV nesta parceria é ser referência não só em acesso, mas em produção de conteúdo regional e de credibilidade”. 

Para o diretor, produtos como o Google Destaques ajudam a gerar uma coexistência e colaboração no universo de produção de conteúdos digitais. Ele avaliou que a política é mais eficiente que outras iniciativas similares como a do Facebook, por exemplo. 

Destaques


Ferramenta Google Destaques vista pelo desktop (Foto: Reprodução)

O Google Destaques está disponível para usuários que acessam o Google Notícias pelo navegador no desktop ou dispositivos móveis, no aplicativo do Google Notícias (iOS e Android) e no Discover (disponível nos aplicativos Google ou na tela inicial à esquerda nos dispositivos Android). 

Diferente dos outros produtos, o Destaques funciona a partir das escolhas editoriais de cada publicação. Desta forma, o conteúdo disponibilizado aos leitores passa por uma curadoria dos próprios editores antes de ser listado na forma de “painéis”.