Com as restrições de segurança mais flexíveis e uma parcela da população vacinada, a expectativa do comércio local é aumentar o volume de vendas este ano.
Segundo o economista Gilberto Flores, o mercado digital se consolidou definitivamente com as mudanças de comportamento dos próprios consumidores que passaram a comprar muito mais pela internet e por aplicativos, depois do isolamento social.
“No ano de 2020, a pandemia causou muitos problemas econômicos de ordem mundial. As empresas tiveram que alterar a forma de venda para poder continuar com suas operações. Lembrando que a venda pela internet já existe há bastante tempo, mas não tínhamos o hábito de utilizá-la. Com toda essa mudança, as pessoas tiveram que aprender a comprar pela internet, tirar suas dúvidas nos chats de venda e se acostumar a falar, muitas vezes, com robôs que estão programados para dar respostas prontas. Isso gerou um espanto de início, mas logo todos nós nos acostumamos com essa facilidade”, explica.
O especialista, que é gerente comercial do Centro Universitário Estácio da Amazônia, afirma que a pandemia também mudou o hábito de consumo das pessoas que passaram a ser mais cautelosas diante das compras.
“Com todo cenário de caos mundial sendo transmitido nas plataformas de comunicação, as pessoas ficaram muito receosas e passaram a consumir somente o necessário. As datas comemorativas não foram festejadas e nossa economia do estado que depende muito de serviço foi duramente impactada”.
Ele acredita que a crise sanitária ajudou muitos consumidores a superarem o medo de utilizar as plataformas digitais. Por outro lado, as próprias empresas se reinventaram para garantir o negócio em pé.
“Os sites de compras ficaram cada vez mais dinâmicos e facilitaram a operação dos usuários. No mundo digital hoje temos muito mais opção de produtos, não ficamos mais restritos ao estoque que o comércio tem na loja. O processo de logística está cada vez mais rápido e, hoje, as entregas em nosso estado não são tão demoradas. Sendo assim, vamos às compras, sendo remota ou presencialmente, porque a indústria depende do consumo e nossa economia local depende dessa venda para arrecadação de tributos”, avalia.
Gilberto Flores conclui afirmando que, neste ano, o cenário certamente será de aumento de consumo e, com a diminuição das restrições sanitárias, as pessoas começaram a visitar as lojas físicas para comprar também, destacando que as medidas de segurança precisam ser cumpridas por todos, seja pelas empresas, autorizando o percentual permitido de pessoas dentro de suas lojas, bem como os consumidores transitar nesses locais com o uso de máscara e álcool gel.