O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Roraima (Crea-RR) realizou, na manhã de ontem, uma vistoria nas instalações onde serão realizadas as atividades do Arraial Macuxi. Organizado pelo Governo do Estado, o festejo terá início às 19 horas desta quarta-feira, no Parque Anauá.
De acordo com a chefe de Fiscalização do órgão, Dianaia Oliveira, esse tipo de ação é comum em eventos de grande porte com a finalidade de evitar a ocorrência de acidentes durante todo o período em que forem realizadas as apresentações culturais. “A intenção aqui é verificar como estão sendo realizadas as atividades de montagens das estruturas, sejam elas uma arquibancada ou a testagem dos itens de sonorização, além de verificar se a execução da obra está sendo feita com um responsável técnico”, disse.
A comitiva contou com a participação de 10 pessoas, entre fiscais, corpo técnico e estagiários do conselho. As equipes estarão presentes em todas as noites, atuando em conjunto com outros órgãos de segurança. “Por enquanto, tudo segue dentro da normalidade. Nós recomendamos apenas que o executor da obra tenha consigo o ART, que é a Anotação de Responsabilidade Técnica. Essa verificação será feita todos os dias ao longo de evento. Temos parceria com o Ministério Público, que, juntamente com Corpo de Bombeiros, nos auxiliará com todo o trabalho de verificação nos locais que receberam volume de visitantes a fim de evitar qualquer tipo de problema”, comentou.
Outra situação que será vistoriada diz respeito aos pontos de acessibilidade aos portadores de necessidades físicas, como cadeirantes. Segundo a chefe de fiscalização, o Crea já trabalha com a hipótese de atuar nas instituições públicas, facilitando, ao máximo, o acesso desse público ao ambientes. “Já estamos buscando apoio de outras entidades, recomendando que elas auxiliem o acesso a cadeirantes com a implantação de vagas específicas pelo Detran [Departamento Estadual de Trânsito], por exemplo”, destacou.
Em caso de irregularidades, a população pode contar com canais diretos de comunicação com o Crea Roraima, na Avenida Ene Garcez, 402, Centro, em frente ao Portal do Milênio. Além disso, o órgão dispõe de telefone de contato e uma área exclusiva para denúncias. “No site do Crea [crearr.sitepx.com] existe um ambiente público onde a pessoa pode protocolar uma denúncia. Nós temos ainda um telefone de contato, que é o 3224-1392 “, frisou Dianaia Oliveira. (M.L)